Etore Cavallieri da Imetame recebe Prêmio Personalidade do Comércio Exterior Capixaba 2023

Etore Selvatici Cavallieri, fundador da Imetame, foi o grande homenageado, nesta quinta-feira (31), com o prêmio Personalidade do Comércio Exterior Capixaba 2023. Ele recebeu o prêmio no evento de 31 anos do Sindiex, Sindicato do Comércio de Exportação e Importação.

Ele foi escolhido com unanimidade pela diretoria do Sindiex. O empresário começou a construir sua história de sucesso em 1980, em um pequeno galpão, e hoje é exemplo para os capixabas.

O mais novo empreendimento do grupo é o Imetame Logística Porto. As obras do porto estão em andamento e tem previsão de iniciar as operações em 2025. Com localização privilegiada, o novo porto está situado na área da Sudene e abrigará a primeira ZPE privada do Brasil.

Imetame Logística Porto

Com profundidade inicial de 17 metros, o Porto da Imetame viabilizará a vinda da próxima geração de navios conteineiros para o Brasil, e também estará apto a operar navios tipo Capesize para o agronegócio, acompanhando a tendência de mudança da logística de transporte da soja, contribuindo com a evolução do comércio internacional.

O novo empreendimento logístico abrirá horizontes para aumento das exportações e importações pelo Espírito Santo, cuja principal proposta de valor é a eficiência das suas operações para que a oferta de capacidade dessas grandes embarcações possa resultar em expansão de negócios dos clientes e usuários, e assim conquistar novos mercados e atender à crescente demanda global.

Com localização estratégica, o empreendimento será uma excelente solução logística portuária, situado às margens da rodovia ES-010 com ligação viária à BR 101, a menos de 80 Km de Vitória, e também estará conectado à Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM com um ramal de 5 Km, formando mais uma alternativa de escoamento de carga do centro-oeste brasileiro através do complexo portuário da Imetame.

Sindiex comemora 31 anos

O Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex) celebrou seus 31 anos de história e atuação em prol do comércio exterior capixaba, nesta quinta-feira (31), em uma cerimônia exclusiva para 350 convidados, entre empresários, executivos, autoridades, políticos, consultores, representantes do Governo do Espírito Santo, órgãos e autarquias federais, estaduais e municipais, entidades e profissionais do setor de comércio exterior do Brasil.

O presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, celebrou os 31 anos de história da entidade, destacando suas lutas e conquistas, incluindo articulações técnicas e políticas para a convalidação de incentivos fiscais a nível federal. Ele enfatizou a importância do diálogo com o governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a bancada federal capixaba no Congresso para avanços no setor.

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou um Projeto de Lei que estendeu até o final de 2027 o benefício relacionado ao Fundo de Desenvolvimento de Atividades Portuárias (Fundap) e removeu condicionantes que poderiam prejudicar as empresas fundapeanas.

O objetivo das mudanças é proporcionar previsibilidade nas operações das empresas, gerar oportunidades de emprego e renda no Espírito Santo e manter uma gestão fiscal sólida. O deputado federal Da Vitória ressaltou a importância da relação entre a bancada capixaba e o Sindiex na obtenção de conquistas significativas.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Santos, elogiou a atuação do Sindiex na promoção do diálogo entre o setor de comércio exterior e o setor público em busca de soluções para desafios no comércio internacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.

Palestra

Um dos pontos altos do evento foi a palestra do economista Ricardo Amorim, que falou sobre “Sustentabilidade e competitividade no comércio exterior capixaba e brasileiro”. Ele abordou os pontos positivos e negativos da reforma tributária e a projeção dos impactos econômicos nos próximos anos, diante da situação global e dos novos vetores que trazem insegurança mundial, como conflitos e guerras.

Do ponto de vista positivo, o economista afirmou que o Brasil está crescendo mais que as expectativas, registrando alta do PIB pelo terceiro ano consecutivo. Por ser um país com grande extensão territorial, localização privilegiada e capacidade de produção, tende a se beneficiar ainda mais. “O comércio exterior vai crescer, porque o mundo quer (demanda) o que o Brasil sabe fazer bem”, disse Amorim.

Entretanto, ele chama a atenção para os impactos negativos nesse cenário. “A reforma pode desonerar a tributação da indústria, mas vai criar mais impostos para os setores de Serviços e Agro, gerando gargalos”, explica.

Ele reforça a necessidade de revisão no texto, para que a reforma tributária consiga, efetivamente, simplificar e reduzir a tributação em cadeia, tornar a economia mais competitiva e, consequentemente, um comércio exterior mais forte.

O Sindiex

O Sindiex, desde sua fundação em 1992, atua para o sucesso dos negócios das empresas de comércio exterior, com associadas que representam mais de 50% do PIB do Espírito Santo. A entidade trabalha ativamente em prol da segurança jurídica nas operações de seus associados, para manter e atrair novos negócios para o Espírito Santo.

Nos últimos anos, o Sindiex tem investido em uma gestão cada vez mais participativa e que vem sendo marcada pelo estreitamento da comunicação entre o sindicato e as empresas associadas. Isso resultou no alcance de ótimos indicadores, com dezenas de demandas atendidas, informativos, circulares, newsletters, reuniões e eventos.

Os associados ao Sindiex também contam com diversas vantagens exclusivas, como assessoria jurídica, assessoria tributária, assessoria de imprensa, eventos, cursos e palestras, clube de benefícios e contato direto com a equipe.