Início Economia Indústria Etore Cavallieri da Imetame recebe Prêmio Personalidade do Comércio Exterior Capixaba 2023

Etore Cavallieri da Imetame recebe Prêmio Personalidade do Comércio Exterior Capixaba 2023

Etore Selvatici Cavallieri, fundador da Imetame, foi o grande homenageado, nesta quinta-feira (31), com o prêmio Personalidade do Comércio Exterior Capixaba 2023. Ele recebeu o prêmio no evento de 31 anos do Sindiex, Sindicato do Comércio de Exportação e Importação.

Ele foi escolhido com unanimidade pela diretoria do Sindiex. O empresário começou a construir sua história de sucesso em 1980, em um pequeno galpão, e hoje é exemplo para os capixabas.

O mais novo empreendimento do grupo é o Imetame Logística Porto. As obras do porto estão em andamento e tem previsão de iniciar as operações em 2025. Com localização privilegiada, o novo porto está situado na área da Sudene e abrigará a primeira ZPE privada do Brasil.

Imetame Logística Porto

Com profundidade inicial de 17 metros, o Porto da Imetame viabilizará a vinda da próxima geração de navios conteineiros para o Brasil, e também estará apto a operar navios tipo Capesize para o agronegócio, acompanhando a tendência de mudança da logística de transporte da soja, contribuindo com a evolução do comércio internacional.

O novo empreendimento logístico abrirá horizontes para aumento das exportações e importações pelo Espírito Santo, cuja principal proposta de valor é a eficiência das suas operações para que a oferta de capacidade dessas grandes embarcações possa resultar em expansão de negócios dos clientes e usuários, e assim conquistar novos mercados e atender à crescente demanda global.

Com localização estratégica, o empreendimento será uma excelente solução logística portuária, situado às margens da rodovia ES-010 com ligação viária à BR 101, a menos de 80 Km de Vitória, e também estará conectado à Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM com um ramal de 5 Km, formando mais uma alternativa de escoamento de carga do centro-oeste brasileiro através do complexo portuário da Imetame.

Sindiex comemora 31 anos

O Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex) celebrou seus 31 anos de história e atuação em prol do comércio exterior capixaba, nesta quinta-feira (31), em uma cerimônia exclusiva para 350 convidados, entre empresários, executivos, autoridades, políticos, consultores, representantes do Governo do Espírito Santo, órgãos e autarquias federais, estaduais e municipais, entidades e profissionais do setor de comércio exterior do Brasil.

O presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, celebrou os 31 anos de história da entidade, destacando suas lutas e conquistas, incluindo articulações técnicas e políticas para a convalidação de incentivos fiscais a nível federal. Ele enfatizou a importância do diálogo com o governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a bancada federal capixaba no Congresso para avanços no setor.

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou um Projeto de Lei que estendeu até o final de 2027 o benefício relacionado ao Fundo de Desenvolvimento de Atividades Portuárias (Fundap) e removeu condicionantes que poderiam prejudicar as empresas fundapeanas.

O objetivo das mudanças é proporcionar previsibilidade nas operações das empresas, gerar oportunidades de emprego e renda no Espírito Santo e manter uma gestão fiscal sólida. O deputado federal Da Vitória ressaltou a importância da relação entre a bancada capixaba e o Sindiex na obtenção de conquistas significativas.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Santos, elogiou a atuação do Sindiex na promoção do diálogo entre o setor de comércio exterior e o setor público em busca de soluções para desafios no comércio internacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.

Palestra

Um dos pontos altos do evento foi a palestra do economista Ricardo Amorim, que falou sobre “Sustentabilidade e competitividade no comércio exterior capixaba e brasileiro”. Ele abordou os pontos positivos e negativos da reforma tributária e a projeção dos impactos econômicos nos próximos anos, diante da situação global e dos novos vetores que trazem insegurança mundial, como conflitos e guerras.

Do ponto de vista positivo, o economista afirmou que o Brasil está crescendo mais que as expectativas, registrando alta do PIB pelo terceiro ano consecutivo. Por ser um país com grande extensão territorial, localização privilegiada e capacidade de produção, tende a se beneficiar ainda mais. “O comércio exterior vai crescer, porque o mundo quer (demanda) o que o Brasil sabe fazer bem”, disse Amorim.

Entretanto, ele chama a atenção para os impactos negativos nesse cenário. “A reforma pode desonerar a tributação da indústria, mas vai criar mais impostos para os setores de Serviços e Agro, gerando gargalos”, explica.

Ele reforça a necessidade de revisão no texto, para que a reforma tributária consiga, efetivamente, simplificar e reduzir a tributação em cadeia, tornar a economia mais competitiva e, consequentemente, um comércio exterior mais forte.

O Sindiex

O Sindiex, desde sua fundação em 1992, atua para o sucesso dos negócios das empresas de comércio exterior, com associadas que representam mais de 50% do PIB do Espírito Santo. A entidade trabalha ativamente em prol da segurança jurídica nas operações de seus associados, para manter e atrair novos negócios para o Espírito Santo.

Nos últimos anos, o Sindiex tem investido em uma gestão cada vez mais participativa e que vem sendo marcada pelo estreitamento da comunicação entre o sindicato e as empresas associadas. Isso resultou no alcance de ótimos indicadores, com dezenas de demandas atendidas, informativos, circulares, newsletters, reuniões e eventos.

Os associados ao Sindiex também contam com diversas vantagens exclusivas, como assessoria jurídica, assessoria tributária, assessoria de imprensa, eventos, cursos e palestras, clube de benefícios e contato direto com a equipe.


Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Sair da versão mobile