Escalação irregular de jogador resulta em eliminação do Real Noroeste da Copa ES 2023. Decisão cabe recurso

Foto: Instagram Real Noroeste

Na noite desta quinta-feira (27), uma reviravolta aconteceu nas quartas de final da Copa Espírito Santo 2023. O Real Noroeste, time de Águia Branca, foi julgado culpado por escalar irregularmente o volante Gabriel Vasco durante a primeira fase da competição.

Como consequência dessa decisão, o Real perdeu seis pontos e acabou sendo eliminado do torneio. A vaga passou ao Linhares F.C., que havia terminado a fase inicial na nona posição.

O julgamento foi conduzido pela Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e a decisão foi unânime em relação à punição ao Real Noroeste.

O clube tinha a responsabilidade de provar que o volante Gabriel Vasco não havia sido relacionado para o jogo contra o Rio Branco VN, realizado em 11 de julho, pela 10ª rodada da Copa ES, como constava na súmula.

Entretanto, as provas apresentadas pela defesa do Real foram consideradas insuficientes e frágeis pelos membros do TJD-ES.

De acordo com a denúncia feita pelo Departamento de Competições da Federação de Futebol (FES), o jogador estava sob suspensão automática na partida em questão, que acabou com a vitória do Real Noroeste por 1 a 0.

Com a confirmação da infração, o Real foi condenado à perda de seis pontos na competição e também foi multado em R$ 400,00.

A punição impactou diretamente a classificação final da equipe de Águia Branca na primeira fase da Copa Espírito Santo. Com a perda dos seis pontos, o Real viu sua pontuação total despencar para apenas cinco pontos, resultando na queda para a última colocação da tabela.

Por outro lado, o Linhares F.C. foi o grande beneficiado com a decisão do TJD-ES. Originalmente classificado na nona posição, o clube herdou a vaga do Real Noroeste e agora terá a oportunidade de enfrentar o Nova Venécia F.C. nas quartas de final da competição.

Contudo, apesar da decisão unânime do TJD-ES, a situação ainda não está completamente definida, já que o Real Noroeste possui o direito de apresentar recurso à Federação de Futebol (FES). Enquanto aguarda a resolução do caso, a FES deverá manter suspenso o confronto entre o Linhares F.C. e o Nova Venécia.