sábado, 13 setembro, 2025
Início Site Página 528

15 de Setembro | Dia do Cliente. Veja dicas para melhorar atendimento e fidelizar clientes

O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores.

Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, além de promoções especiais e descontos, é promovida a distribuição de brindes, bem como são feitos sorteios.

Um levantamento da empresa de suporte ao cliente Zendesk aponta que 61% dos clientes recorreriam a um concorrente após apenas uma experiência ruim. Se forem duas experiências negativas, 76% dos clientes não voltarão mais.

A pesquisa ainda mostra que o cliente procura um atendimento mais humanizado. Segundo o levantamento, 90% dos clientes afirmaram que gastarão mais com as empresas que personalizarem o atendimento que oferecem.

É justamente o bom atendimento ao cliente que faz a construção das relações com o consumidor.

O atendimento e a qualidade do suporte na jornada do cliente pode acelerar o crescimento de qualquer negócio. A Zendesk lista 10 dicas para melhorar o atendimento e fidelizar o cliente.

Valorize cada cliente

É indispensável que a empresa valorize cada cliente que entra em contato com a sua marca, independente se é um grande cliente ou um bem pequeno. Isso é importante porque quando o cliente é valorizado, ele acaba fidelizando, o que aumenta o Lifetime Value, que é o valor investido por ele ao longo do tempo que interage com a marca.

Seja transparente

Deixe claro o que você pode ou não fazer para solucionar o problema do cliente, para que não se crie expectativas sem a chance de alcançá-las, o que pode causar a decepção nele.

Ofereça um ambiente confortável

Seja em empresas físicas ou ambientes digitais, oferecer um espaço confortável para o cliente se estabelecer enquanto interage com a sua marca é essencial. O atendimento ao cliente começa quando ele entra na sua loja. Se nesse momento ele se sentir intimidado ou sem saber qual o próximo passo, a qualidade do atendimento já estará prejudicada.

Adote um atendimento humanizado

Atendimento humanizado é aquele que se porta como uma pessoa real e dá a oportunidade ao cliente de se conectar a um representante da marca. Usar uma linguagem clara, compreensível e empática é a base para elevar a qualidade do seu atendimento. Criar uma conexão com o cliente, desde a forma como você o atende, facilita a abertura do consumidor para o que você tem a dizer, mesmo que ele tenha entrado em contato com um problema ou uma postura negativa.

Esteja disponível e não o deixe esperando

Uma dica essencial para um bom atendimento ao cliente é deixar a sua marca sempre disponível. Isso envolve estar presente nas redes sociais e disponibilizar uma grande variedade de canais para que ele entre em contato. Além disso, evite deixar o cliente esperando por muito tempo, especialmente quando o atendimento personalizado já estiver em andamento, dessa forma você diminui o risco de perdê-lo.

Seja organizado e registre tudo

Mantenha um registro atualizado de todas as informações e interações do cliente. Contar com esse tipo de organização facilita a vida do atendente e melhora a qualidade geral do atendimento, pois garante a continuidade e atenção aos detalhes, tudo que um consumidor prioriza quando entra em contato com o suporte.

Antecipe o contato e faça atendimento pós-venda

Não espere uma reclamação surgir para entrar em contato e garantir a satisfação do cliente. Promover pesquisas de satisfação e atendimento pós-venda deve ser uma prioridade para garantir o bom atendimento ao cliente e evitar que ele desenvolva precocemente uma visão negativa da sua marca.

Tenha limites e não se sacrifique

Sabe aquele ditado “o cliente tem sempre razão”? Pois é, ele não é verdade. Em alguns pontos da vida da sua marca, é comum encontrar clientes que fazem solicitações exageradas, das quais eles não têm direitos e que seriam muito custosas para a empresa. Nesse caso, saiba quando dizer não e seja honesto com o consumidor e consigo mesmo.

Desenvolva sua equipe de atendimento

A penúltima dica para um bom atendimento ao cliente é bem simples: busque melhorar. Desenvolver sua equipe de suporte é sinônimo de qualidade no atendimento. Promova treinamentos, faça reuniões de feedback e busque soluções inteligentes para fortalecer o seu time.

Invista em tecnologia para preencher suas lacunas

Nossa dica final é investir em tecnologia para preencher lacunas internas, especialmente se a empresa conta com uma equipe reduzida para o atendimento ao cliente. Utilizar um software CRM, para gerenciar o relacionamento e registrar informações de clientes, além de chatbots e mecanismos de automação e autoatendimento, são formas de investir em qualidade e promover o seu crescimento.

Fonte: Folha Vitória

11° Simpósio do Produtor de Conilon é adiado

A projagro informou, na tarde desta quarta-feira (14), que o 11º Simpósio do Produtor de Conilon foi adiado. O evento seria realizado no dia 22 de setembro na Ufes Campus São Mateus.

Segundo a nota, as mais de 400 inscrições realizadas até o momento e o formulário de inscrição permanecem ativos até nova data para o evento. Todos os participantes já inscritos serão informados via e-mail, bem como todos os nossos apoiadores.

A Projagro pede a compreensão de todos e se coloca a disposição para sanar qualquer dúvida.

Contato Projagro

E-mail: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/projagro/

O simpósio é organizado pela Ufes e pela Projagro, em parceria com várias instituições, públicas e privadas, e tem apoio da Rede Nova Onda.

Polícia apreende com adolescente arma utilizada por soldado veneciano morto na Serra

Foto reprodução / Arquivo pessoal

Em uma ação da Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (14), no bairro Planalto Serrano, município da Serra, na Grande Vitória, foi apreendida a arma do soldado veneciano Fernando da Cruz Comper, baleado e morto em fevereiro deste ano, quando trabalhava como segurança em um supermercado na Serra.

A arma estava com um adolescente de 17 anos. No momento da ação, outros criminosos estavam junto com o jovem. Eles atiraram contra a polícia e conseguiram fugir.

A Polícia Militar informou que fazia patrulhamento pelo bairro quando se deparou com três indivíduos. Os militares foram recebidos a tiros e revidaram, atingindo o adolescente.

O rapaz foi levado baleado ao Hospital Dr. Jayme Santos Neves. Momentos depois a polícia descobriu que a arma que estava com ele, uma pistola, se tratava da mesma que era utilizada pelo soldado veneciano.

Dinheiro, drogas e munições também foram apreendidos durante a operação.

Incêndio derruba árvore e causa acidente envolvendo carro e moto em Aracruz

Um incêndio as margens da Rodovia ES-257, que liga a Sede de Aracruz a Barra do Sahy, derrubou uma árvore sobre a pista, causando um acidente envolvendo um veículo de aplicativo e uma motocicleta.

Os veículos atingidos foram um Volkswagen Virtus CL AD, de cor branca, com registro em Teixeira de Freitas, na Bahia, da empresa Mobilidade Aracruz e uma motocicleta, de cor preta.

Segundo a Polícia Militar, três vítimas parciais foram socorridas e encaminhadas ao Hospital São Camilo pela ambulância do SAMU.

Acidente deixa duas mulheres feridas na Avenida Guanabara, em Nova Venécia

Um acidente na rotatória que fica na Avenida Guanabara, junto à Avenida São Mateus, em Nova Venécia, próximo à Praça Adélio Lubiana, deixou duas mulheres feridas na tarde desta quarta-feira (14).

Elas estavam em uma moto Honda CG e faziam a conversão na rotatória para seguir pela Avenida São Mateus quando foram atingidas por um Toyota Corola que descia a Avenida Guanabara. Com o impacto, elas caíram ao chão.

Rapidamente pessoas se aglomeraram no local e chamaram por socorro. Uma ambulância da Prefeitura estava passando pelo local e socorreu uma das mulheres, encaminhando para o Hospital São Marcos. A outra, aparentemente sem ferimentos graves, foi colocada em um carro particular e também levada para o hospital.

O motorista do Corola permaneceu no local até a chegada da polícia.

Suzano lança desafio para fornecedores em busca de alternativas ao consumo do plástico

A Suzano lança o primeiro desafio do seu Programa de Inovabilidade na Cadeia de Valor, iniciativa da companhia que visa estimular ideias e soluções inovadoras para a construção de um futuro mais sustentável.

O desafio é voltado à cadeia de fornecedores da companhia e a potenciais novos parceiros interessados em desenvolver soluções para reduzir o consumo de filme plástico nas atividades de transporte da empresa.

O objetivo da companhia é tornar mais sustentável o material utilizado atualmente para envolver e garantir proteção a bobinas de papel e paletes de seus produtos acabados, facilitando assim o transporte de grandes volumes.

O desafio está alinhado à visão estratégica da Suzano de estimular a redução do uso de plástico de uso único no mundo. Um dos “Compromissos Para Renovar a Vida” estabelecidos pela companhia é oferecer 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo.

Serão três etapas principais durante o processo: inscrição, seleção e validação. Na primeira, as empresas devem cadastrar suas ideias em uma plataforma desenvolvida para esse programa.

Na sequência, as empresas com as soluções mais aderentes terão a oportunidade de apresentá-las à equipe técnica responsável pelo projeto e ao time de suprimentos da Suzano, e logo após, será realizada uma seleção das melhores ideias.

A última etapa consiste no estabelecimento de parceria com a empresa selecionada para validação da solução proposta.

“Esse projeto reforça a nossa conexão com parceiros que, assim como nós, acreditam no que chamamos de inovabilidade, ou seja, a inovação a serviço da sustentabilidade. Esse conceito faz parte da estratégia da Suzano e está presente em todas as tomadas de decisão da companhia. Com o novo desafio, buscamos nos aproximar ainda mais de fornecedores e startups para que possamos contribuir para um futuro cada vez mais sustentável”, afirma Fernando Bertolucci, Diretor Executivo de Tecnologia e Inovação da Suzano.

Reforçando a importância do desafio, o Programa de Inovabilidade na Cadeia de Valor da Suzano foi finalista na categoria Inovação em Processo, no Prêmio Nacional de Inovação 2022 da CNI – maior premiação de inovação do País –, promovido pela Confederação Nacional da Indústria para incentivar e reconhecer os esforços de instituições que atuam no Brasil.

As inscrições para o desafio podem ser realizadas até o dia 28 de outubro por meio da plataforma Aevo.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore.

Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel.

Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países.

Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos.

Para mais informações.

Linhares sediará Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022

Pelo segundo ano consecutivo, Linhares é um dos 75 municípios brasileiros que sediará o Festival Paralímpico 2022.

As atividades esportivas paralímpicas acontecerão no dia 24 de setembro, das 9h às 12h, na EEEM Emir de Macedo Gomes, no bairro Shell. Mais de 200 alunos entre 7 e 17 anos estão inscritos no festival que contará com as modalidades atletismo, voleibol sentado, basquete de cadeira de rodas.

O festival promove a experimentação esportiva, não sendo obrigatório a criança ou adolescente praticar uma modalidade para participação. O público-alvo são estudantes entre 7 e 17 anos, sendo 80% com deficiência, seja física, surdez, visual, intelectual ou Transtorno do Espectro Autista, e outros 20% sem deficiência.

A Secretaria de Educação de Linhares oferecerá transporte ao aluno da rede municipal de ensino, pegando-o na porta da escola onde ele estuda e retornando ao final do evento. Além disso, o comitê oferecerá lanche e uma camisa para os participantes.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, comentou a satisfação em receber pela segunda vez consecutiva um festival desse porte em Linhares. “É uma honra para nós sediar pela segunda vez esse festival, o que mostra também que o Município investe na educação das crianças com deficiência, e que temos estrutura para receber esses jogos. O número de inscritos nos surpreendeu, e parabenizo todos os atletas, a treinadora, os colaboradores e os familiares por apoiarem a realização do festival”, disse a secretária.

Ao todo, 50 voluntários entre estudantes de Educação Física e de Pedagogia trabalharão no evento. Eles vão receber camisas e certificado de participação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Também estará participando do evento, na equipe de apoio e logística, funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

Na coordenação técnica está Kelley Bonicenha, e na coordenação de logística, Patrícia dos Santos Giuberti. Os professores de Educação Física, Rodrigo Gonçalves Martins, Geane Teodoro Meira de Oliveira, Haryson da Trindade Gomes serão os condutores das atividades esportivas recreativas.

O Festival é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do departamento Desporto Escolar, em parceria com Loterias Caixa e recebe apoio do Comitê de Desenvolvimento Social de Linhares.

Hortomercado Municipal de Nova Venécia cria espaço esportivo

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Esporte, está realizando um projeto Social e Esportivo.

Dando continuidade ao processo revitalização do Hortomercado de Nova Venécia, esse projeto passa por mais uma nova etapa. Encontra-se hoje em pleno funcionamento, atividades de Lutas Marciais sendo práticas dentro do espaço físico do Horto.

Inspirado em shoppings centers de grandes centros urbanos, onde essa demanda de espaço físico como studios fitness, academias ou local dedicado a prática de esportes é bastante utilizada.

A Coordenação do Hortomercado colocou em prática a ideia, pensando em gerar maior circulação de clientes, aumentando assim as vendas dentro desse centro comercial.

O espaço conta com as especialidades de Muai Thai, Judô, Karatê e Jiu-jtsu e futuramente taekwondo.

Para mais informações – Secretaria Municipal de Esporte: (27) 3752-9020.

3º Encontro dos Amigos do Fusca de Linhares vai reunir mais de 50 carros neste sábado (17)

Em comemoração ao primeiro aniversário dos Amigos do Fusca de Linhares, neste sábado (17), a partir das 14h, será promovido o terceiro encontro do grupo que vai reunir mais de 50 relíquias no estacionamento do Supermercado Oriundi, no bairro Três Barras. Na oportunidade, os apaixonados por Fuscas poderão tirar fotos e gravar vídeos com diversos veículos que marcaram épocas.

Mais de 50 relíquias estarão expostas no estacionamento do Supermercado Oriundi, no bairro Três Barras. Crédito fotos: Amigos do Fusca de Linhares.
De acordo com a organização, o evento é aberto ao público e quem quiser ajudar as crianças e famílias carentes no município poderão doar brinquedos novos ou usados, além de alimentos não perecíveis.

“O encontro é uma forma de dar uma volta ao passado e valorizar os apaixonados por Fuscas. Também é uma oportunidade de mostrarmos para essa nova geração a importância que esses veículos tem para a nossa cultura. Além disso, o evento nos incentiva a sermos solidários com o nosso próximo”, afirmou um dos organizadores do evento, José Roberto Bittencourt.

O encontro é promovido pelo grupo Amigos do Fusca de Linhares e conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e do Supermercado Oriundi.

Sobre o grupo

O grupo Amigos do Fusca de Linhares conta com 81 participantes e tem o objetivo de valorizar os admiradores por Fuscas na cidade. De acordo com os organizadores do grupo, a ideia é fazer com que mais gente se apaixone por este fenômeno que foi e sempre será o carro mais querido de todos os tempos.

Você que também tem um fusca e deseja participar do grupo deve entrar em contato pelos telefones (27) 99984-1602 / 99964 8080.

Jovem é assaltado e tem celular levado por bandidos no bairro Flora Park, em Nova Venécia

Um jovem de 25 anos foi rendido por dois bandidos nesta terça-feira (13) quando passava pelo bairro Flora Park, em Nova Venécia. Os indivíduos chegaram por trás, sem que a vítima percebesse, e encostaram um objeto nas costas do jovem, dando a entender que seria uma arma de fogo.

Os bandidos anunciaram o assalto e obrigaram o rapaz a entregar o aparelho celular, fugindo logo em seguida, a pé. A Polícia Militar foi acionada, mas até o momento nenhum suspeito foi detido.

Últimas Notícias