Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e Colatina recebem Carreta do eMuseu do Esporte

Com entrada gratuita, visitantes terão até domingo para conhecer o projeto que mistura tecnologia, história e esporte de maneira inédita no Brasil

Após passar pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, a carreta itinerante do eMuseu do Esporte, estaciona no Espírito Santo trazendo de forma interativa e dinâmica a sensação de praticar esportes, como: canoagem, snowboard, tênis de mesa, arco e flecha, badminton e outros.

Sendo um projeto que reúne propostas de conscientização ambiental, inclusão e preservação histórica. Enquanto crianças e adultos tem a oportunidade de conhecer o interior da carreta com simuladores e holograma em 3D do Pelé e sua camisa autografada, no lado de fora é possível desfrutar de atividades esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas, oficinas com cartilhas educativas de modalidades com lançamento inédito das versões do tênis de mesa e do tênis, e criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade.

Além de ser uma atividade que comporta visitantes de todas as idades, a carreta do eMuseu do esporte foi planejada para atender a todo público, sendo idealizado e projetado, inclusive, para garantir a deficientes físicos uma experiência completa e única, como exalta Camila Serpa Barbosa, “Foi indescritível a experiência nos simuladores! Vivenciei algo que nunca imaginei. O sistema de audiodescrição me deu a mesma sensação que as pessoas que enxergam”, disse a moradora que possui deficiência visual.

Sobre a proposta de inclusão, Bianca Gama, idealizadora do projeto ressalta, “O esporte deve ser promovido de forma inclusiva e um projeto como esse não podia ser diferente. Por isso, a carreta e suas atividades são totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico. Temos audiodescrição das atividades e os monitores são capacitados para esse atendimento”, explica.

Com mais de uma década lecionando, a professora Neiry Alves, conta que a carreta vai ser uma marca na vida de seus alunos “Pela primeira vez, as crianças tiveram acesso a tecnologias e a esportes que nunca ouviram falar. Isso é muito significativo para elas e tenho certeza que todos nós vamos levar para vida essa experiência, além de a utilizarmos dentro de sala de aula”, revelou a professora que teve a chance de conhecer o simulador de snowboard.

Incorporando experiências virtuais às práticas reais, a carreta do eMuseu apresenta uma proposta desafiadora para os diversos profissionais que atuam nas cidades por passa, integrando gestão, difusão e recepção de informações à uma plataforma pedagógica capaz de comportar as próprias coleções gratuitas dos usuários no portal do eMuseu, além dos seus 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições.

Sendo uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na UERJ, a carreta conta com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e tem como missão de preservar e celebrar a memória do esporte brasileiro e seu legado, de forma interativa e dinâmica.

E mesmo apresentando uma proposta itinerante, a carreta do eMuseu do Esporte, tem como objetivo deixar um legado por onde passa, dessa forma cada município visitado, recebe uma equipe do eMuseu que capacita professores, forma monitores para atendimento em eventos e dessa forma, gera novas oportunidades profissionais para os moradores locais.

Entre os parceiros dessa iniciativa estão as prefeituras que a recebem, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Coritiba, Grêmio, Fortaleza, Juventude, dentre outros.

eMuseu do Esporte

O eMuseu do Esporte é um projeto inédito no mundo e a ideia de sua criação nasceu após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, com o objetivo de se tornar um hub virtual para engajar atletas, entidades esportivas, museus e torcedores em torno da preservação da memória esportiva, combinando tecnologias digitais.

Uma proposta que deu tão certo que o eMuseu virtual já registra, nas suas versões em português e em inglês, mais de 1 milhão em alcance de pessoas sendo referência até mesmo na Grécia, berço dos jogos olímpicos.

Calendário no ES

Colatina
20/10 a 23/10

João Neiva
27/10 a 30/10

Ibiraçu
03/11 a 6/11

Aracruz
10/11 a 13/11