Ação de cidadania, empreendedorismo e lazer acontece neste sábado em Regência 

Moradores terão acesso a saúde e serviços, como emissão de RG e CPF, além de cursos de capacitação gratuitos

Foto: Regência - Nitro Histórias Visuais

A vila de Regência Augusta, em Linhares, recebe neste sábado (23), a Ação de Empreendedorismo, Cidadania e Lazer, com serviços gratuitos para toda a comunidade, das 9h às 15h, na Praça Central. 

Os moradores poderão ter acesso a lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participar de atividades de Empreendedorismo, Qualificação e Educação Financeira. 

A programação foi elaborada a partir de um levantamento de demandas com a população, em parceria com a prefeitura e apoio da Polícia Militar. A iniciativa faz parte das ações de reparação da Fundação Renova no município, em parceria com o SESI-ES e a prefeitura municipal. 

“O evento também será uma oportunidade de proporcionar entretenimento e cidadania para as comunidades e as famílias, utilizando a cultura e o lazer para retomar a convivência coletiva”, destaca Roberto Ruggeri, coordenador de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova.   

Cidadania e serviços 

Estarão disponíveis para o público os serviços de emissão de carteira de identidade e CPF, consulta ao SPC e Serasa, emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento e de CPF, cadastramento dos moradores (CADúnico), orientação para os serviços de Assistência Social, corte de cabelo, Espaço Mulher (prevenção da violência contra a mulher), atendimento da Defesa Civil, espaço da Polícia Militar com orientações e exposição de equipamentos, além de presença da Fundação Renova com recepção dos participantes e apresentação de resultados no território ou município. 

Empreendedorismo  

Já no campo do empreendedorismo, a partir da identificação de demanda e de mercado potencial no município, foram elaboradas oficinas de pintura de toalhas, coxinha de morango, copo da felicidade e reparo de pranchas.

Além disso, quem for ao evento poderá participar da Feira de Empreendedores Locais, com espaço de alimentação e venda de pratos e alimentos regionais.

Educação financeira 

Outra ação é direcionada aos moradores que querem aprender a organizar as contas domésticas, com a oferta de conteúdos sobre educação financeira e consultoria financeira familiar. Pessoas interessadas em abrir ou expandir os negócios poderão buscar por microcrédito e acesso ao sistema bancário. “Será um atendimento individualizado, para o planejamento financeiro individual e familiar, com o controle de receitas, despesas e orientações para o consumo consciente”, explica Roberto Ruggeri. 

Saúde  

Na área da saúde, o Circuito Saúde irá oferecer avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares, a partir de medidas corporais – pressão arterial, índice de massa corpórea e circunferência abdominal – e orientação individualizada dos participantes do evento sobre os resultados encontrados, com o objetivo de prevenir doenças. Também haverá tendas para massagem rápida para relaxamento e antiestresse, vacinação, orientações nutricionais e para atividades físicas. 

Lazer e entretenimento 

Ponto Volante de Cultura, com biblioteca, jogos e oficina de pintura facial, distribuição de algodão doce e pipoca, apresentações de grupos artísticos e culturais da cidade, além de contação de histórias e apresentações folclóricas também fazem parte do evento.  

“Promovermos ações como essa é muito importante para o município, pois integra a comunidade como um todo. Oferecer ações e atividades de empreendedorismo, qualificações e serviços de cidadania, lazer e saúde, contribuirá para o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, avalia Roberto Ruggeri. 

Sobre a Fundação Renova 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.