Início Cidades Ação Social Ação de cidadania, empreendedorismo e lazer acontece neste sábado em Regência 

Ação de cidadania, empreendedorismo e lazer acontece neste sábado em Regência 

Moradores terão acesso a saúde e serviços, como emissão de RG e CPF, além de cursos de capacitação gratuitos

Foto: Regência - Nitro Histórias Visuais

A vila de Regência Augusta, em Linhares, recebe neste sábado (23), a Ação de Empreendedorismo, Cidadania e Lazer, com serviços gratuitos para toda a comunidade, das 9h às 15h, na Praça Central. 

Os moradores poderão ter acesso a lazer, prestação de serviços, saúde e entretenimento, além de participar de atividades de Empreendedorismo, Qualificação e Educação Financeira. 

A programação foi elaborada a partir de um levantamento de demandas com a população, em parceria com a prefeitura e apoio da Polícia Militar. A iniciativa faz parte das ações de reparação da Fundação Renova no município, em parceria com o SESI-ES e a prefeitura municipal. 

“O evento também será uma oportunidade de proporcionar entretenimento e cidadania para as comunidades e as famílias, utilizando a cultura e o lazer para retomar a convivência coletiva”, destaca Roberto Ruggeri, coordenador de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova.   

Cidadania e serviços 

Estarão disponíveis para o público os serviços de emissão de carteira de identidade e CPF, consulta ao SPC e Serasa, emissão de 2ª via da Certidão de Nascimento e de CPF, cadastramento dos moradores (CADúnico), orientação para os serviços de Assistência Social, corte de cabelo, Espaço Mulher (prevenção da violência contra a mulher), atendimento da Defesa Civil, espaço da Polícia Militar com orientações e exposição de equipamentos, além de presença da Fundação Renova com recepção dos participantes e apresentação de resultados no território ou município. 

Empreendedorismo  

Já no campo do empreendedorismo, a partir da identificação de demanda e de mercado potencial no município, foram elaboradas oficinas de pintura de toalhas, coxinha de morango, copo da felicidade e reparo de pranchas.

Além disso, quem for ao evento poderá participar da Feira de Empreendedores Locais, com espaço de alimentação e venda de pratos e alimentos regionais.

Educação financeira 

Outra ação é direcionada aos moradores que querem aprender a organizar as contas domésticas, com a oferta de conteúdos sobre educação financeira e consultoria financeira familiar. Pessoas interessadas em abrir ou expandir os negócios poderão buscar por microcrédito e acesso ao sistema bancário. “Será um atendimento individualizado, para o planejamento financeiro individual e familiar, com o controle de receitas, despesas e orientações para o consumo consciente”, explica Roberto Ruggeri. 

Saúde  

Na área da saúde, o Circuito Saúde irá oferecer avaliação do risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares, a partir de medidas corporais – pressão arterial, índice de massa corpórea e circunferência abdominal – e orientação individualizada dos participantes do evento sobre os resultados encontrados, com o objetivo de prevenir doenças. Também haverá tendas para massagem rápida para relaxamento e antiestresse, vacinação, orientações nutricionais e para atividades físicas. 

Lazer e entretenimento 

Ponto Volante de Cultura, com biblioteca, jogos e oficina de pintura facial, distribuição de algodão doce e pipoca, apresentações de grupos artísticos e culturais da cidade, além de contação de histórias e apresentações folclóricas também fazem parte do evento.  

“Promovermos ações como essa é muito importante para o município, pois integra a comunidade como um todo. Oferecer ações e atividades de empreendedorismo, qualificações e serviços de cidadania, lazer e saúde, contribuirá para o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, avalia Roberto Ruggeri. 

Sobre a Fundação Renova 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. 


Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Sair da versão mobile