25 Anos | Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde celebra Jubileu de Prata em Ibiraçu

No próximo ano, o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde celebrará seu Jubileu de Prata, ou seja, 25 anos de história. A abertura das comemorações será na próxima quarta-feira, dia 21 de dezembro, com missa a ser presidida por dom Geraldo Lyrio Rocha, às 19 horas, com transmissão pelas mídias sociais do santuário.

O tema “Com Maria, mãe da graça e da missão a serviço dos necessitados” e o lema “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38) vão motivar fiéis, devotos e romeiros durante todo o ano de 2023 que será marcado por uma programação especial que inclui uma missa solene no dia 21 de todos os meses do ano.

Dedicação do Templo e Consagração do Altar

A programação ainda está em fase de finalização, mas já podemos adiantar que um dos momentos mais emocionantes será a Dedicação do Templo e a Consagração do Altar, dois ritos muito importantes que serão conduzidos pelo bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, no dia 21 de outubro de 2023.

O Santuário

O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde fica em Ibiraçu e representa o maior centro de devoção mariana do norte do Espírito Santo. Sua história data do final do século 19 com a chegada dos imigrantes italianos e sua devoção a Nossa Senhora da Saúde.

Os italianos construíram, na época, uma capelinha que permanece preservada onde hoje é o santuário. Ao longo dos anos, o número de devotos foi crescendo e, em 1998, durante solene celebração, o então bispo diocesano de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, elevou a igrejinha a santuário diocesano. Vinte e cinco anos depois desse ato, dom Geraldo retorna, portanto, ao santuário para dar início às comemorações jubilares.