WEG amplia fábrica em Linhares e vai gerar 270 empregos

A WEG, referência global na fabricação de motores elétricos, vai expandir suas operações em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A ampliação inclui a construção de uma nova fábrica de fios condutores, que deve gerar 270 novos empregos na cidade.

Do total de vagas, 100 serão destinadas à fase de obras da nova unidade, enquanto 170 postos serão permanentes, compondo o time operacional da fábrica.

A nova planta, que tem início das operações previsto para 2027, terá capacidade inicial de produção de 140 toneladas de fios condutores por mês, com possibilidade de expansão para 320 toneladas mensais até 2030.

Segundo Julio Cesar Ramires, diretor superintendente de Motores Comerciais e Appliance da WEG, a iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva da empresa:

“Ao trazer mais etapas do processo produtivo para a região, conseguimos ter mais controle, melhor competitividade e ganhar agilidade. Isso nos ajuda a entregar com mais eficiência e manter a qualidade que nossos clientes esperam.”

A ampliação inclui a construção de um novo prédio industrial de 12 mil metros quadrados e a aquisição de equipamentos de última geração para fabricação de fios – uma etapa essencial na produção de motores elétricos.

Com isso, a WEG reforça sua estratégia de verticalização, aumentando o controle sobre a produção, reduzindo dependências externas e elevando a eficiência operacional.

O projeto conta com apoio do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES) e será realizado na área onde já funciona a fábrica da WEG em Linhares, inaugurada em 2011.

Para o vice-governador Ricardo Ferraço, que participou do anúncio, a expansão da WEG vai além de Linhares:

“Esse investimento traz benefícios não só para o município, mas para toda a região Norte do Estado.”