Vivo “Morre” e clientes ficam sem internet e ligações no ES

Queixas começaram no início da tarde desta quinta-feira (17). Site que monitora prestação de serviços aponta que problema teve início por volta de 12h20

Clientes da operadora Vivo, em diversas cidades do Espírito Santo e até de fora do Estado, reclamam de dificuldades para fazer ligações e acessar a internet. O problema teve início na tarde desta quinta-feira (17), por volta das 12h20, como mostra o site Downdetector, especializado em monitorar a prestação do serviços de telecomunicações. Em todo o Estado, são 2,9 milhões de consumidores dos serviços móveis afetados.

De acordo com dados do site da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), a Vivo detêm 71,1% do mercado de telefonia móvel em território capixaba. Já na banda larga, ela atende a 27,3% dos 632 mil consumidores, 172 mil usuários.

Nas redes sociais, inclusive da operadora, os usuários se queixam de mensagens como “chamadas normais restritas pelo controle de acesso”.

Por meio da sua assessoria, a Vivo informou que “alguns clientes do Espírito Santo podem encontrar dificuldades ao utilizar os serviços de voz de dados das redes móvel e fixa, devido a rompimentos de cabos óticos que atendem a região. Equipes técnicas já atuam para solucionar o problema e normalizar o serviço no menor prazo possível”. A operadora não informou um prazo para que os serviços sejam restabelecidos.

Pelo Twitter, a Vivo está respondendo consumidores que questionam a queda do sinal. Segundo a operadora foi identificada uma dificuldade técnica na região, mas que já está sendo resolvida. 

Segundo o site Downdetector, pessoas relatam, no Espírito Santo, problemas na Serra,  em Vitória, em Vila Velha, em Linhares, em Cariacica, em Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e em Guarapari.

Na Capital, as reclamações sobre o problema vêm de consumidores de Jardim Camburi, do Centro, Jardim da Penha, Bairro República, Praia do Canto, Santa Lúcia e Bento Ferreira. Na Serra, há queixas de moradores de Jacaraípe e de Laranjeiras. Em Vila Velha, as queixas são de consumidores da Praia da Costa, Itaparica, Itapuã e Prainha.

Em outros Estados, os problemas foram detectados em cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e até Bahia, como Teixeira de Freitas. Das queixas, 62% são de falhas na internet e 36% de ligações.

O serviço é normalizado

A operadora VIVO confirmou por nota que “já estão normalizados, desde às 15h45, o serviços de voz de dados das redes móvel e fixa no ES”. O problema da interrupção relatada nesta quinta-feira foi devido a “rompimentos em cabos óticos que atendem a região”.

Fonte: A Gazeta