Início Educação Videomonitoramento em escolas pode virar lei no ES

Videomonitoramento em escolas pode virar lei no ES

Medida aprovada pela Assembleia nesta segunda (3) prevê instalação de câmeras de segurança em áreas comuns como salas e pátios

Os deputados estaduais do ES aprovaram, nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei (PL) 399/2019, que prevê a instalação de câmeras de monitoramento em unidades de ensino no Estado.

A matéria, do Capitão Assumção (PL), foi acatada na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales). A proposta traz em anexo outras duas: o PL 417/2022, do ex-deputado Marcos Madureira (PP), e o PL 206/2023, de Alcântaro Filho (Republicanos).

“Teremos câmeras com áudio e vídeo porque nos ambientes comuns das escolas teremos uma espécie de ‘VAR’ para preservar o direito, a segurança e a integridade física e moral dos professores e dos alunos. Se os professores sofrerem ameaças, a câmera vai flagrar. Se os alunos sofrerem bullying ou assédio, as câmeras vão detectar. (…) Vai proteger os professores, alunos e as famílias”, disse o Deputado Alcântaro.

Diferenças

As três iniciativas possuem algumas diferenças. Enquanto o PL 399/2019 de Assumção obriga a instalação de câmeras apenas em estabelecimentos de ensino particular, como creches e similares; os PLs 417/2022, de Madureira, e PL 206/2023, de Alcântaro, determinam o uso dos equipamentos em creches e escolas privadas e públicas.

A proposição de Alcântaro ainda especifica que as câmeras devem captar vídeo e áudio. Esses dispositivos não poderão ser utilizados em banheiros e vestiários de uso individual ou coletivo.


Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Sair da versão mobile