Vídeo | Defesa Civil fala sobre o Rio Doce e o suposto rompimento de 4 barragens em MG

O diretor da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos, informou, nesta quinta-feira (13), que todos os municípios localizados acima do município de Linhares estão estabilizando, com a tendência de diminuir a cota.

A previsão em Linhares era de que o Rio Doce chegasse a 5,90 metros, mas atingiu 5,78, 12 centímetros a menos. No município de Colatina, ele chegou a atingir a marca de 7,85, mas nessa manhã registrava 7,72, com tendência de queda.

O diretor alertou nossa reportagem sobre a disseminação de uma fake news sobre o rompimento de quatro barragens em Minas Gerais.

Segundo ele, esse tipo de informação acabou convencendo até mesmo pessoas estudadas. Inúmeras pessoas ligaram para Defesa Civil sobre a tragédia, que segundo Antônio, não aconteceu.

O diretor do Compdec de Aimorés, José Lopes, informou que a tendência nesse momento é de queda, mas que ainda existe um grande volume de água vindo de Minas Gerais.

Resgate

Em Linhares, nesta quarta-feira (12) a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fizeram o resgate de cinco famílias residentes em fazendas localizadas às margens do Rio Doce.

Na comunidade do Olaria, 12 famílias estão desabrigadas e estão no ginásio poliesportivo do bairro Conceição, sendo assistidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social.

No local, elas recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal. Outras seis famílias estão desalojadas e se encontram na casa de familiares.

Estradas

Em Linhares, a estrada que dá acesso a Barro Novo, em Brejo Grande, na região do Pontal do Ipiranga, também foi interditada. Duas estradas de acesso ao distrito de Povoação, via beira-rio, continuam interditadas e o acesso pela ES-010, no trecho que liga à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), está comprometido, passando apenas veículos de eixo alto.

24 Horas

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas, Linhares: (27) 99983 5661 e Colatina: (27) 99883-0305. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.