Vereador critica matéria veiculada na Rádio Nova Onda sobre retirada de pilastras do Rio Cricaré

População quer zelar por patrimônio histórico de Nova Venécia

O vereador de Nova Venécia, Juarez Oliosi (PSB), utilizou a tribuna da Câmara, durante Sessão Ordinária realizada no dia 27 de abril, para mostrar sua insatisfação com a reportagem que foi noticiada na Rádio Nova Onda, no dia 24 de abril.

A reportagem falava sobre a polêmica indicação 88/2021 de Juarez Oliosi, que seria encaminhada ao prefeito André Fagundes (PDT), solicitando a retirada dos pilares da ponte velha de Nova Venécia de dentro do Rio Cricaré.

A princípio a indicação havia ganhado apoio dos 13 vereadores do município que assinaram o documento antes que fosse encaminhado ao poder executivo. Mas após manifestação contrária da população de Nova Venécia, que utilizou as mídias sociais para pedir para que os pilares permaneçam no rio Cricaré, nove parlamentares retiraram suas assinaturas e a ação perdeu força.

Assim como o presidente da Câmara, Delei da Borracharia (SD), o vereador Zé Luiz do Cricaré (PDT) também voltou atrás após entender que o patrimônio histórico e cultural do município merece ser preservado. Ele iniciou suas falas, durante a sessão da última terça-feira, explicando sobre sua assinatura na indicação e a retirada posterior, inclusive sugerindo que seja feito um anteprojeto para tornar as pilastras patrimônio histórico do município.

“Assinei a indicação naquele primeiro momento, mas não podemos nos esquivar da nossa responsabilidade. Analisei e depois retirei o meu nome da indicação e tenho humildade para dizer que cometi um equívoco. Temos que respeitar a opinião pública. Não podemos demolir patrimônio histórico. Ao invés disso, fazer um anteprojeto ou um projeto de lei tornando aquelas vigas, patrimônio histórico”, disse Zé Luiz do Cricaré.

Os pilares de pedra ficam ao lado da ponte Cristiano Dias Lopes, no Centro da cidade, e foram construídos entre 1924 e 1926.

Durante a reportagem veiculada no dia 24, o historiador Rogério Frigério Piva, como defensor do patrimônio histórico cultural veneciano, também se manifestou e colocou sua opinião contrária em relação à retirada dos pilares do rio Cricaré, o que também deixou Juarez Oliosi insatisfeito, a ponto de chegar a dizer que as pilastras são as responsáveis pelos danos causados por enchentes no município.

O parlamentar lembrou ainda que há 16 anos vem lutando pela retirada, mas até hoje não conseguiu. O vereador não apresentou um estudo por um engenheiro ou especialista da área que comprove seus argumentos.

Em contato para uma resposta, a Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores informou que até o momento não conseguiu falar com o parlamentar. Também foram feitas tentativas de forma direta pelo telefone do próprio vereador, mas estava fora de área.

A equipe da Rede Nova Onda foi às ruas do município ouvir o que a população acha da indicação do vereador.

Ouça a opinião popular sobre o assunto: