Vendas no varejo caem 1,1% em março, aponta ICVA

Foto Ilustrativa

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou uma queda de 1,1% nas vendas no varejo em março de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, quando descontada a inflação. Em termos nominais, que refletem a receita de vendas observada pelo varejista, o índice registrou alta de 2,8%.

Segundo a Cielo, o menor número de dias úteis em março de 2024, em comparação com 2023, prejudicou o desempenho do setor. A empresa também aponta para a aceleração da inflação como um possível fator que desestimulou o consumo.

Entre os macrossetores, “bens duráveis e semiduráveis” e “serviços” apresentaram quedas de 5,3% e 4,3%, respectivamente. Já “bens não duráveis” foi o único a registrar crescimento, de 2%, com destaque para o setor de “varejo alimentício especializado”.

Em termos nominais, o e-commerce apresentou crescimento de 5,2% em março, enquanto as vendas presenciais subiram 2,1%.

Apesar da queda geral nas vendas no varejo em março, o e-commerce e o setor de bens não duráveis se destacaram com crescimentos. O desempenho do varejo nos próximos meses dependerá da trajetória da inflação e da recuperação da economia.