Início Cidades Usina Hidrelétrica de Aimorés realiza testes das sirenes no dia 10 de...

Usina Hidrelétrica de Aimorés realiza testes das sirenes no dia 10 de novembro

Comunidade não precisa se deslocar para pontos de encontro durante ação preventiva

A Aliança Energia realiza, nesta quinta-feira (10), novos testes audíveis das sirenes instaladas nas cidades de Aimorés, em Minas Gerais, e de Baixo Guandu, no Espírito Santo.

A iniciativa faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Aimorés, pertencente à Aliança Energia, localizada na Bacia do Rio Doce.

Serão quatro acionamentos sonoros de aproximadamente dez segundos cada, a partir das 14 horas, e os moradores dessas regiões não precisarão se deslocar para pontos de encontro durante o teste.

De acordo com o coordenador da Usina Hidrelétrica de Aimorés, Adilison Melo, esse teste é importante para confirmar a prontidão do sistema para funcionar em caso de necessidade real.

“Ele será cada vez mais frequente e menos incômodo, pois o sistema de sirenes está saindo da fase de implantação e iniciando uma fase de operação em que os testes serão de baixa intensidade sonora e curta duração, apenas para confirmar o seu estado de prontidão para funcionamento. Por isso, o áudio desse teste é breve e objetivo, além de utilizar uma música mais agradável. Uma vez acionado em teste, o sistema emitirá uma mensagem de voz com aviso de início seguida por uma breve música e uma mensagem de finalização. A duração será de alguns segundos e poucas repetições. São testes de rotina da Usina de Aimorés e a população não precisará fazer nenhum tipo de deslocamento ou mudança de suas atividades. Reiteramos que as estruturas da Usina permanecem monitoradas e seguras”, esclarece.

Representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia têm uma rotina de acompanhamento e estarão juntos monitorando e supervisionando mais essa ação preventiva.

A Usina Hidrelétrica de Aimorés está classificada como de baixo risco e suas estruturas atendem plenamente aos fatores de segurança, conforme Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Plano de Ação de Emergência (PAE)

O plano atende à Política Nacional de Segurança de Barragem e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com a barragem da Usina de Aimorés, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil.

Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.

Usina de Aimorés

A Usina Hidrelétrica de Aimorés, que pertence à Aliança Energia, está localizada na Bacia do Rio Doce e abrange quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG). Inaugurada em 5 de maio de 2006, a UHE tem potencial de geração de 330 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de pessoas.


Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Sair da versão mobile