Terminal Multimodal | Porto seco de Fundão deve escoar produção de grãos do Centro-Oeste

Situado em uma região estratégica, o Terminal Multimodal de Fundão será um importante centro de conexão logística, integrando-se aos principais portos do Espírito Santo por meio de uma ferrovia na linha Vitória-Minas. Com uma área de 220.000 m² e 1,5 km de pêra ferroviária, o terminal facilitará o recebimento e a expedição de produtos siderúrgicos, minérios, fertilizantes, grãos e containers.

A infraestrutura do terminal, com investimento de R$ 150 milhões, permitirá conexões diretas com os centros do Sudeste e Centro-Oeste, fortalecendo as rotas de importação e exportação do país. Sua localização próxima à BR-101 e ao novo Contorno do Mestre Álvaro garante acessibilidade rápida às principais vias de entrada em Vitória.

Prevista para ser inaugurada em outubro de 2025, a iniciativa é liderada pelo Grupo MinasPort, que aposta na transformação da logística nacional. Além da movimentação de commodities como ferro-gusa, minérios, fertilizantes e contêineres, o terminal também irá atender à exportação de grãos do Centro-Oeste, como milho e soja, conectando-os aos portos de Aracruz por meio da ferrovia.

Em Fundão, a previsão é que o empreendimento crie 100 empregos diretos. O Plano Diretor Municipal (PDM) está sendo alterado para atrair outras empresas às margens da BR-101, da ES-124 e do futuro Contorno de Praia Grande, no trecho da ES-115.