Tecnologia | Máscara vendida no Brasil promete inativar vírus da Covid-19 por até 12hs

Uma máscara de proteção com tecnologia 100% brasileira promete ser capaz de inativar o coronavírus de forma prolongada.

O produto foi testado no Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do ICB (USP), onde foi aprovado com 99,9% de eficácia na eliminação do vírus.

Batizada de Phitta Mask, a nova máscara está em processo de aprovação na Anvisa e já está disponível no mercado.

Diferente das máscaras comuns, que necessitam ser trocadas a cada 2-3 horas, a Phitta Mask pode ser usada no máximo por 12 horas, mantendo o efeito virucida e o índice de filtragem BFE. Após 12 horas, este índice é de 99,34%.

O composto usado na máscara é um Oxigênio Ativo localizado entre o oxigênio e a água oxigenada e aplicado ao TNT. Quando o Sar-Cov-2, e vários outros tipos de vírus envelopados e não envelopados, entram em contato com a superfície da máscara, o Oxigênio Ativo se torna um forte agente oxidante, capaz de inativar simultaneamente o interior e o exterior da máscara.

Além de virucida, ela também tem efeito antimicrobiano, eliminando inúmeros tipos de bactérias, evitando que a máscara produza odores. Também apresenta eficácia contra fungos, é antialérgica e atóxica.

Por estar livre de vírus e bactérias, impede a contaminação cruzada, ou seja, ela pode ficar sobre uma mesa contaminada, que ainda irá inativar qualquer vírus que entre em contato com a sua superfície.

Além da maior durabilidade, quase 4x superior ao da máscara comum, a máscara permite descarte simples, em lixo comum, dispensando cuidados especiais, pois a máscara é livre de vírus, bactérias, fungos e prata. O composto é de origem orgânica e não é metal. Não é toxico e não agride o meio ambiente.

O composto foi desenvolvido no Brasil, com tecnologia e matéria-prima nacional, evitando qualquer dependência de importação de quaisquer produtos para a sua fabricação. Essa tecnologia 100% brasileira será exportada para o mundo.

Fonte: Jornal da USP – Universidade de São Paulo