Sooretama recebe nova indústria de descafeinização de café com investimento de R$ 100 milhões

O município de Sooretama, no norte do Espírito Santo, está prestes a dar um importante passo no fortalecimento da cadeia cafeeira com a inauguração oficial da DM Descafeinadores do Brasil, nesta quinta-feira (4), às 15h.

O empreendimento, resultado de um investimento de R$ 100 milhões, é uma parceria entre as multinacionais Eisa Interagricola — subsidiária do grupo suíço Ecom Agroindustrial — e a mexicana Descamex Descafeinadores.

A solenidade de inauguração contará com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, do prefeito de Sooretama, Fernando Camiletti, além de lideranças políticas e empresariais.

Instalada no bairro Alegre, às margens da BR-101, a nova planta industrial trará ao Brasil um processo de descafeinização inovador e sustentável, que utiliza apenas água e pressão para remover a cafeína dos grãos de café in natura.

O método dispensa completamente o uso de solventes químicos, o que o torna mais seguro para o consumidor e menos agressivo ao meio ambiente, atendendo à crescente demanda por produtos naturais e sustentáveis.

Segundo os investidores, a escolha de Sooretama para sediar a indústria foi estratégica. O município está localizado no coração da principal região produtora de café conilon do país, com fácil acesso ao Porto de Vitória, o que facilita tanto a logística de exportação quanto a distribuição no mercado interno.

A expectativa é que a operação da nova unidade gere 150 empregos diretos e centenas de vagas indiretas, impulsionando a economia local e fortalecendo a produção cafeeira no norte capixaba.

Além de gerar emprego e renda, a chegada da DM Descafeinadores do Brasil promete alavancar a competitividade do Espírito Santo no mercado global, posicionando o estado como referência em inovação, sustentabilidade e qualidade na indústria do café.