Robô capixaba Maria T21, que ajuda crianças com TEA e Síndrome de Down, estará no Reconecta

A participação de Maria T21 ocorrerá nesta quarta-feira (6) no stand da Feapaes-ES. Os visitantes poderão interagir e brincar com a robô terapêutica

Com um lacinho na cabeça e uma mochila rosa, a robô capixaba Maria T21, criada para auxiliar crianças com Síndrome de Down e diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), será destaque no Reconecta, principal evento de inclusão e acessibilidade do Espírito Santo.

A participação de Maria T21 ocorrerá nesta quarta-feira (6), onde estará exposta no stand da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES). Os visitantes poderão interagir e brincar com a robô.

O pesquisador João Antônio Panceri, um dos responsáveis pela Maria T21, também apresentará uma palestra sobre tecnologia assistiva e compartilhará sua experiência com a robô, que há dois anos vem auxiliando os assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória.

“Maria T21 foi projetada para contribuir no desenvolvimento cognitivo, físico e social das crianças com TEA e Síndrome de Down, em conjunto com terapias tradicionais. O nome ‘Maria’ é um acrônimo em inglês para ‘robô móvel para interação de crianças com autismo’, e ‘T21’ representa a trissomia do cromossomo 21, causadora da Síndrome de Down”, explica João.

Maria T21 foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Robótica e Tecnologia Assistiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). De forma lúdica, ela tem a missão de tornar as terapias mais divertidas, permitindo que as crianças exercitem a coordenação motora, a memória e a comunicação por meio de jogos interativos.

Para crianças com TEA, Maria T21 também se tornou uma importante aliada na superação de desafios na interação social, especialmente em casos de dificuldade em tocar ou abraçar outras pessoas.

“Essa interação facilita o contato das crianças com outras pessoas. Quando Maria pede um abraço, a criança abraça. Há diversos relatos de avanços significativos na interação social de crianças com TEA após iniciarem terapia com ela”, conta João.

Segundo João, Maria T21 é a terceira geração de uma robô que vem sendo aprimorada ao longo de 10 anos. Lançada em 2020, a última versão já estava incorporada às terapias na Apae de Vitória no ano seguinte.

Um diferencial significativo dela é a inclusão de um projetor de Jogos Sérios (JS), que proporciona uma experiência ainda mais interativa, além de sensores e câmeras que auxiliam na avaliação e diagnóstico das crianças.

Durante o Reconecta, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os jogos utilizados pela Maria T21, como “CrossKid”, “Jogo da Arara”, “Tá Chovendo Comida”, “Desenhe comigo”, entre outros.

O Reconecta

A Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade, denominada Reconecta, ocorrerá de 4 a 7 de dezembro, no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, na Enseada do Suá, Vitória. Esse evento gratuito, aberto ao público das 14h às 19h, de segunda a quinta-feira, está oferecendo 80 horas de programação simultânea dedicada à busca por soluções e políticas de integração, inclusão e acessibilidade.

Durante o Reconecta, a Feapaes-ES contará com uma programação especial, na quarta-feira (6) e quinta-feira (7), com importantes debates sobre empregabilidade e o trabalho desenvolvido pela Federação, Apaes e Coirmãs.

“Atuar na organização do Reconecta é uma grande responsabilidade e um orgulho para a Feapaes-ES. Sabemos que eventos como esse levarão uma importante mensagem: pessoas com deficiência não querem a piedade de ninguém, querem oportunidade, com as condições para que possam desenvolver seu potencial”, ressaltou Vanderson Gaburo, presidente da instituição.

Programação

Dia 6 (quarta-feira)

14h00 – Abertura com Vanderson Gaburo, presidente da Feapaes-ES
14h10 – Apresentação do grupo Fanfacongo (Apae Cariacica)
14h30 – Palestra: Um olhar 360º na inclusão
Clisciane Cupertino – Psicomotrioque Treinamentos
Sarah Fardin – Feapaes-ES
15h30 – Palestra: Parentalidade Consciente
Carolina Brancato – Vitória Down
Sarah Fardin – Feapaes-ES
16h30 – Palestra: Tecnologia Assistiva: A experiencia do Robô Maria T21
João Antônio Panceri – UFES
Claudia Moura – Feapaes
17h – Grupo de orientação e apoio às famílias
Leticia Coutinho
Michele Cristina
Victor Franzoni Patez
Stephanie Correa Gomes
14 às 19h – Stands
Exposição de artesanato – Apae Viana e AMAES
Exposição de livros – Apae Iúna
Exposição NAF – Atendimento de orientação à família – Feapaes-ES
Exposição Robô Maria T21 – João Antônio Panceri

Dia 7 (quinta-feira)

14h – Abertura com Daniele Inácio da Silva – Secretária executiva da Feapaes-ES
14h10 – Apresentação Cultural Arte & Dança
15h – Relatos e práticas de Empregabilidade e Empreendedorismo
Cosme Peres – Grupo Carone
Fátima Dantas – Apae Serra
Julieny Firmino – Apae Serra
Whiston da Silva – Wine/Apae Serra
Anna Luísa Manni – Drograsil/Vitória Down
Renato Sophia N.Dias – BrasilCenter/ Vitória Down
16h30 – Opiniões de pessoas com deficiência intelectual sobre sua inserção no mercado de trabalho – Experiência com usuários da APAE de Aracruz.
Sueli Lourença Dias – Apae Aracruz
Roberta Rangel – Feapaes
17h30 – Relatos de práticas para o mundo do trabalho: preparação de pessoas com deficiência para inclusão no mundo do trabalho
Gesiane Kunn – Apae Colatina
Luciana Silvestre – Apae Colatina
14h às 19h – Stands
Exposição Emprego Apoiado – Atendimento as orientações Empresas
Exposição – Apae Colatina
Exposição de quadros – Apae São Mateus
Exposição de artesanato, biscoitos e pães – Apae Domingos Martins