Início Economia Agronegócio Renova | Abertas as inscrições para o Projeto Cacau 2030 em Linhares...

Renova | Abertas as inscrições para o Projeto Cacau 2030 em Linhares e Colatina

O Projeto Cacau 2030 tem como objetivo o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva

Foto: Cacau - Crédito Rafael Salazar -Poltrona Filmes - Imaflora

Até o próximo dia 30 novembro, estão abertas as inscrições para a participação de produtores da cadeia produtiva do cacau de Linhares e região. Realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestas e Agrícola (Imaflora), numa parceria com a Fundação Renova e o financiamento da World Cocoa Foundation, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do cacau no estado.

Entre as ações gratuitas estão treinamentos em temas como Gestão e comercialização, Manejo sustentável do cacau, Segurança e saúde e Pós-colheita. Haverá também a realização de quatro dias de campo e intercâmbio para produtores. A qualificação tem a finalidade de aumentar a produtividade, a renda, o bem-estar e a qualidade de vida dos produtores e seus familiares, ao mesmo tempo em que colabora para a proteção ambiental e dos recursos naturais. O Projeto irá implantar 4 Unidades Demonstrativas assim como irá subsidiar parte do valor de mudas de cacau para todos os beneficiários.

Para participar, o produtor deve atender a alguns requisitos:

  • Viver e/ou produzir cacau nas regiões de: Linhares, Sezínio, Humaitá, Lagoa Nova, Povoação, Regência, Areal, Rio Quartel, Desengano, Colatina (comunidade Barbados);
  • A principal fonte de renda da família deve ser de produção rural;
  • A propriedade deve conter cacaueiros produtivos;
  • Estar organizado(a) em coletivo e/ou organização social.

Cacau 2030

O projeto do Imaflora, em parceria com Fundação Renova e foi lançado em agosto deste ano, tem como foco os pequenos e médios produtores.

Além deste apoio em capacitação, geração de renda e bem-estar social, a iniciativa prevê acesso ao crédito rural, aprimoramento da cadeia de mudas e sementes de cacau e foco no aumento da produtividade e qualidade das amêndoas. Ainda será distribuído um Manual Implantação do Currículo de Sustentabilidade do Cacau. Além do repasse de recursos previstos em cerca de R$ 1,57 milhão, a Fundação Renova faz parte da governança, dentro dos comitês de Gestão e de Operacionalização. Já o Imaflora é o principal responsável pela condução e pela gestão da iniciativa em território capixaba.

Atividades de capacitação e logística de produtores de cacau
Dia 30 de novembro
Inscrições Projeto Cacau 2030
Participação gratuita

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora – é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1995, que nasceu sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e a uma gestão responsável dos recursos naturais.

O Imaflora acredita que a certificação socioambiental é uma das ferramentas que respondem à parte desse desafio, com forte poder indutor do desenvolvimento local, sustentável, nos setores florestal e agrícola.

Dessa maneira, o Instituto busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola; colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer, de fato, a diferença nas regiões em que atua, criando ali modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em outros municípios, regiões ou biomas do País.

Mais informações

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
Sair da versão mobile