Quinze barragens se romperam em Nova Venécia desde o último domingo

Alerta continua para produtores rurais

Um levantamento prévio, feito pela Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia, estima que, ao menos, 15 barragens se romperam em território veneciano, entre o último domingo (18) e esta segunda-feira (19), devido às chuvas. O número pode ser ainda maior, já que a pasta ainda não concluiu os levantamentos.

De acordo com o secretário Bruno Pilon Bastianello, a situação ainda é preocupante, já que algumas barragens ainda estão com a cota de água acima do limite de segurança e apresentam riscos de rompimento.

Outra preocupação é em relação ao tempo. Institutos meteorológicos apontam que não haverá chuva volumosa nesta terça-feira, porém a partir dessa quarta-feira (21) deve chegar volume considerável de chuva em Nova Venécia e região.

“Seguimos com os alertas aos nossos produtores rurais para que tenham atenção em relação à vazão de água de suas barragens. O momento é de abrir os vertedouros e monges e deixar essa água vazar porque quando uma barragem estoura pode ocasionar um efeito cascata, como vimos esses dias. Nesse momento é preciso olhar a vida das pessoas. Ainda temos previsão de chuva para nossa região nos próximos dias”, afirma Bruno Bastianello.