Procon de Nova Venécia realizará mutirão online para a renegociação de dívidas

Ação visa dar condições para que consumidores possam reequilibrar as contas e evitar a inscrição em cadastros de proteção ao crédito

Para celebrar o Dia Mundial do Consumidor – 15 de março – o Procon de Nova Venécia, órgão municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, em conjunto com a Associação Brasileira de Procons, Proconsbrasil, e a Federação Brasileira dos Bancos, Febraban, realizarão o “Mutirão Online de Renegociação de Dívidas”.

A ação ocorrerá a partir desta segunda-feira (15), até o dia 31 de março, exclusivamente pela internet, por meio da plataforma federal de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

O mutirão tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

Diante da situação difícil enfrentada com a pandemia de Covid-19, esta ação busca viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, à periodicidade dos pagamentos, à redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenho a com uma instituição financeira.

“Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma para receber um login e senha. No próximo passo, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira terão o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor” disse a coordenadora do Procon Nova Venécia, Fernanda Cassa Rodrigues.

O Procon Nova Venécia orienta que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil.

Além disso, no momento do preenchimento do registro, o consumidor deverá ter atenção para informar corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

O Procon Nova Venécia ainda destaca que em parceria com a Secretaria de Esportes realizará nos dias 17 e 18 de março das 08h às 11h, no Ginásio de Esportes na Praça Adélio Lubiana, ponto de apoio para as pessoas que estiverem encontrando dificuldades no cadastro do Mutirão e não têm acesso à internet.

Mais informações pelo telefone: 3752-9032 – Procon Nova Venécia.

Ouça o áudio do Procon de Nova Venécia