Os estudantes que têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 devem realizar o pedido até às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2). O Ministério da Educação (MEC) prorrogou esse prazo em 25 de abril, e os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela internet, na Página do Participante, utilizando o login do portal Gov.br. Essa medida também vale para quem pediu isenção em 2024, faltou às provas ou teve a inscrição gratuita negada, devendo justificar a ausência nas mesmas plataformas.
Podem solicitar a isenção os estudantes matriculados na terceira série do ensino médio em escola pública, aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais de instituições privadas, além de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e integrantes do programa federal Pé-de-Meia. Para justificar ausências nos dias do Enem de 2024, é necessário apresentar comprovação de situações como acidentes, morte na família, maternidade, mudança de domicílio, entre outras, ocorridas nas datas de aplicação do exame ou na reaplicação.
O resultado da solicitação de isenção e justificativa de ausência será divulgado em 12 de maio. Mesmo com a isenção confirmada, os estudantes precisarão fazer a inscrição no futuro, quando o edital do Enem 2025 for divulgado. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 12 e 16 de maio, com o resultado final sendo divulgado em 22 de maio. Estudantes que não solicitarem a isenção ou tiverem o pedido indeferido precisarão pagar a taxa de inscrição posteriormente, valor que, em 2024, foi de R$ 85.
A expectativa é que o valor da taxa de inscrição seja divulgado em breve, mas, na edição passada, o custo foi de R$ 85. No Enem de 2024, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos tiveram a gratuidade da taxa. O processo de solicitação de isenção e justificativa visa garantir o direito de participação de estudantes de baixa renda e vulneráveis, facilitando o acesso ao exame e às oportunidades de educação superior no país.