Portocel torna-se mantenedor do Base 27 para ampliar soluções inovadoras em logística portuária

Atento às inovações para atender necessidades do mercado, o porto tornou-se mantenedor do Base 27, hub de inovação capixaba.

Foto: Portocel - Spreader - Rogério Sarmenghi

Ao longo de sua trajetória, Portocel, terminal portuário localizado em Aracruz, teve uma história marcada pelo desenvolvimento de inovações que trouxeram ganhos significativos para o setor portuário, como o aumento de produtividade, a redução do tempo de embarque de cargas, a ampliação da segurança e a expansão dos tipos de cargas movimentadas no terminal.

Exemplo disso é o spreader automático, equipamento elaborado pelo terminal, e que trouxe inovação no embarque de celulose, tornando-o mais eficiente, produtivo e seguro.

Outra demonstração de inovação foi o pioneirismo nacional da implementação do sistema de calado dinâmico, que permitiu a ampliação da carga nos navios, com mais segurança e eficiência.

O porto está continuamente atento aos desafios e oportunidades no setor logístico. Para ampliar a inovação e inteligência em seus negócios, em setembro deste ano, Portocel tornou-se mantenedor do Base 27, um hub capixaba que impulsiona a inovação nos negócios do setor produtivo do Espírito Santo e incentiva o desenvolvimento econômico por meio da conexão e aprendizagem colaborativas.

Com a parceria, o terminal aproxima-se ainda mais de um ecossistema de soluções e práticas inovadoras aplicáveis à logística portuária, colaborando para a ampliação do diálogo colaborativo com empresas de diferentes setores, startups, instituições de ensino e investidores interessados em promover soluções inovadoras que potencializem negócios e tragam melhorias para a sociedade.

A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos do terminal e fortalece a cultura de fomento à inovação de processos, serviços/produtos, negócio e gestão. O porto se dedica à entrega de excelência em processos, excelência em qualidade e inovação. Neste último pilar, o terminal busca conectar iniciativas, parcerias e projetos alinhados aos seus objetivos estratégicos para alavancar os resultados da companhia, trazer ganhos para o setor logístico portuário e empreender de forma disruptiva com práticas inovadoras.

“Portocel está sempre em busca de aplicações inovadoras na área portuária e soluções logísticas em geral. Além disso, nos atentamos constantemente às boas práticas de inovação em diferentes setores, como, por exemplo, ações voltadas à desburocratização e otimização de processos dentro das atividades de rotina. A parceria com o Base 27 irá ampliar ainda mais o potencial de inovação do nosso terminal”, afirma Daniel Garcia, Coordenador de Excelência e Inteligência de Portocel.

O que é um hub de inovação?

Dedicado a promover conhecimento e soluções a favor da inovação em diferentes áreas de atuação, um hub de inovação oferece um espaço – físico e/ou digital – de conexão entre empresas, startups, investidores e universidades, que se juntam para desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da sociedade.

Um hub de inovação oferece condições para que empresas consolidadas no mercado aproximem-se de um ecossistema propício para o desenvolvimento de soluções e estratégias de inovação que atendam às necessidades do mercado.

Sobre Portocel

Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e gás.

Com localização privilegiada no município de Aracruz, o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra e segue perseguindo oportunidades que confirmem a sua trajetória como um grande porto de negócios.

Sobre o Base27

O hub nasceu da necessidade de criar um espaço diferenciado e propício para que as inovações ocorressem.

Os objetivos do Base27 são orientados para construção de uma comunidade forte, capaz de criar ambiência e conexão para o surgimento de soluções e práticas inovadoras, contribuindo assim com a evolução do ecossistema de inovação do Espírito Santo.