Polo de Confecção de São Gabriel da Palha tem cerca de 80 empresas e empregam 3.200 pessoas

Localizado a 212km da capital do Espírito Santo, o município de São Gabriel da Palha abriga um dos principais polos de confecção do país.

Cerca de 80 empresas empregam 3.200 pessoas e atendem as principais marcas do Brasil, com elevado padrão de qualidade.

Padrão de qualidade é um princípio do pólo de confecção de São Gabriel da Palha desde que José Renato Furlanetti, pioneiro na confecção de jeans na cidade, fundou sua indústria nos anos 1980. Zé Renato, como é conhecido, é pai de Rafael Furlanetti, sócio da XP Investimentos.

A partir da indústria de Zé Renato, surgiram outras companhias têxteis que ganharam projeção nacional em decorrência da excelência na confecção de roupas, com ênfase em jeans. Uma dessas empresas foi a GRW, uma indústria familiar fundada em 1997, focada em private label, termo que designa a confecção de roupas de uma determinada marca por um terceiro.

Paulo Wolffgram Filho, sócio da empresa, contou que o pólo de São Gabriel tem um diferencial em nível nacional que é a alta qualidade das peças de vestuário produzidas. “O jeans produzido no Espírito Santo é reconhecido nacionalmente pelo alto nível de confecção e acabamento. Não temos a mercadoria mais barata, mas com elevado padrão.”

A GRW investiu em certificações de qualidade de produção, auditorias independentes e selos de responsabilidade ambiental e social para estar apta a atender as principais grifes do mercado nacional. Dentre as marcas que a confecção gabrielense atende estão Calvin Klein, John John, Le Lis Blanc e Animale.

Outra companhia que investiu em certificações de qualidade foi a Cia do Jeans, que também tem confecção em São Gabriel. A empresa fundada em 2006, emprega 1000 colaboradores e domina toda a cadeia produtiva do jeans, com corte, bordado, costura, lavanderia, acabamento e logística.

Tiago Schmidt, diretor de produção da Cia do Jeans, destaca que a Cia do Jeans atende a grife norte-americana Wrangler, que possui mais de 70 anos de atuação no mercado global e é reconhecida pela excelência em calças jeans.

Fonte: Mundo Business por Ricardo Frizera – Folha Vitória
Foto: Linha de produção do Grupo Red Wolf