Uma operação integrada das Polícias Civil e Militar do Espírito Santo, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, resultou na recuperação de uma retroescavadeira furtada. O maquinário, levado de um canteiro de obras em Linhares, foi encontrado em uma propriedade rural no município de Nova Venécia nesta terça-feira (08).
O furto foi registrado na segunda-feira (07), quando o representante de uma empresa de locação percebeu a ausência da máquina, que havia sido deixada na obra na sexta-feira anterior. As investigações revelaram que a retroescavadeira foi transportada por um caminhão de frete, cujo motorista foi localizado e ouvido pelas autoridades.
O motorista do caminhão informou ter sido contratado por um homem que alegava ter alugado o equipamento por R$ 18 mil mensais. Este locatário, que também foi ouvido, apresentou um contrato e uma nota fiscal, mas a polícia constatou que a identificação da máquina havia sido adulterada com adesivos de outra marca, configurando uma tentativa de ocultar a origem ilícita do bem.
A retroescavadeira foi apreendida e o homem que realizou a falsa locação foi conduzido à delegacia. Ele foi liberado por não haver elementos para prisão em flagrante e, segundo o delegado responsável, a situação é apurada como um possível caso de estelionato, tendo o locatário como vítima. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos no crime.