Polícia Militar recebe novos radiocomunicadores

A Polícia Militar do Espírito Santo recebeu, nesta terça-feira (22), 543 novos radiocomunicadores tipo HT (Hand Talk), que serão distribuídos para todas as unidades da corporação. A entrega simbólica ocorreu sala do alto-comando da PMES, em Maruípe, Vitória.

O investimento empregado foi de aproximadamente 2 milhões e 500 mil, verba originária do Tesouro Estadual, fruto das reformas estruturantes na segurança pública realizadas pela atual gestão do governador Renato Casagrande.

A Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), coronel Edmilson Batista Santos, explicou que foi realizado um mapeamento de todas as unidades da Polícia Militar para contabilizar os equipamentos de HT obsoletos tecnologicamente (com mais de 10 anos) ou com algum tipo de defeito. O intuito é realizar a substituição pelos novos modelos mais modernos e com tecnologia avançada.

Os HT’s possuem o recurso de conexão via bluethoot, que permitirá o emparelhamento com outros dispositivos, gerando mais facilidade e mobilidade para o policial militar. Além disso, a comunicação é digital e totalmente criptografada, protegendo o trabalho da polícia de interceptações criminosas.

O major Adriano Lovatt Poletti, da DTIC, explicou que os rádios recém-adquiridos estão preparados para o projeto de troncalização, que vêm para transformar o meio de comunicação de radio frequência arcaicos que utilizavam a rede convencional para transmissão e recepção das mensagens. Com o padrão de rádio troncalizado, a comunicação é instantânea, compartilhando com todas as estações da rede e canais mais próximos disponíveis.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus enfatizou que esses investimentos aprimoram o trabalho policial e resultam em benefício direto à população, que recebe um atendimento qualificado com estrutura de ponta.

“Temos a responsabilidade de levar aos policiais militares que estão na rua equipamentos de maior qualidade, melhorando, assim, a prestação de serviço à sociedade”, concluiu.

Além dessa entrega estão incluídos mais 60 fones de lapela. O comandante anunciou ainda a previsão de aquisição de mais 257 HTs nos próximos meses.