A Petrobras assinou um contrato de US$ 11 bilhões (R$ 57,75 bilhões) com a Seatrium Limited para a construção de duas novas plataformas de petróleo, a P-84 e a P-85. As unidades serão instaladas nos campos de Atapu e Sépia, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, e terão capacidade de produção diária de 225 mil barris de óleo e 10 milhões de metros cúbicos de gás natural, cada uma. O início da produção está previsto para entre 2029 e 2030.
A construção das plataformas será realizada por estaleiros no Brasil, China e Singapura. No Brasil, a Seatrium possui três estaleiros, sendo um deles o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), localizado no Espírito Santo. O EJA tem expertise na construção de plataformas e, por isso, tem boas chances de receber parte da encomenda.
O investimento da Petrobras nas plataformas P-84 e P-85 é um importante passo para o aumento da produção de petróleo e gás no Brasil. Além disso, a construção das plataformas gerará milhares de empregos, principalmente no Espírito Santo.