O papa Leão 14 celebrou neste domingo (3) uma missa campal para cerca de 1 milhão de jovens em Roma, marcando o ponto alto do Jubileu da Juventude. A cerimônia encerrou uma vigília de oração que começou na noite de sábado no bairro de Tor Vergata, onde uma multidão de peregrinos passou a noite ao ar livre para participar do evento.
Em sua homilia, o pontífice transmitiu uma mensagem de esperança e fraternidade, incentivando os jovens a não se concentrarem em bens materiais. “A plenitude da nossa existência não depende do que acumulamos, mas do que podemos acolher e compartilhar”, afirmou o papa, pedindo que os presentes espalhem seu entusiasmo e fé pelo mundo.
Durante a celebração, que contou com a presença de milhares de sacerdotes e bispos, Leão 14 anunciou o local e a data da próxima Jornada Mundial da Juventude. O encontro global de jovens católicos será realizado de 3 a 8 de agosto de 2027, em Seul, na Coreia do Sul, com o tema “Tende coragem, Eu venci o mundo”.
A organização do Jubileu representou um grande desafio logístico para a capital italiana, mobilizando cerca de 10 mil agentes de segurança e proteção civil. O evento deste ano também inovou ao promover encontros com “influencers” católicos, demonstrando o esforço do Vaticano para fortalecer a evangelização nas redes sociais.