Dois homens foram presos durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, suspeitos de envolvimento em uma tentativa de latrocínio ocorrida no último dia 16 de setembro, em Águia Branca, no Noroeste do Espírito Santo.
De acordo com as investigações, a dupla perseguiu um motociclista pela rodovia e efetuou um disparo de arma de fogo, na tentativa de forçá-lo a parar e roubar o veículo. A vítima, Ivan de Menezes, conseguiu fugir e se abrigar em um estabelecimento comercial, escapando ilesa.
A operação, coordenada pelos delegados A. Dutra e Daniel Nogueira Azevedo, contou com o apoio de equipes da Polícia Civil de Águia Branca e Barra de São Francisco, da Polícia Militar de Águia Branca e do serviço reservado da PM de Barra de São Francisco.
Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram expedidos pela Vara do Juiz das Garantias da 7ª Região e cumpridos em um imóvel no bairro Aparecida, em Águia Branca — município de cerca de 10 mil habitantes, que tem registrado aumento nos índices de criminalidade em 2025, após ter passado o ano de 2024 sem homicídios.
Durante o cerco policial à residência, a mãe de um dos suspeitos entrou em surto, tentou se ferir com uma faca e pulou da varanda. Ela foi socorrida no local e encaminhada pelo SAMU ao Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco.
Os dois suspeitos foram detidos no local. Nas buscas, os policiais apreenderam um celular, duas camisetas e dois capacetes semelhantes aos utilizados pelos criminosos no dia do crime, reforçando os indícios contra a dupla.
Investigação e provas
A prisão foi decretada pelo juiz Menandro Taufner Gomes, com base no inquérito que revelou detalhes do crime. A polícia conseguiu identificar a motocicleta usada na ação — uma Honda CG 150, placa MQT-5185 — emprestada aos suspeitos pelo padrasto, que confirmou o empréstimo em depoimento.
A vítima reconheceu os agressores com segurança, por meio de imagens do sistema de Cerco Inteligente e outras câmeras de videomonitoramento, o que fortaleceu o pedido de prisão.
Após a captura, os suspeitos foram levados para a 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco, onde seguem à disposição da Justiça.