Uma grande operação da Polícia Civil, batizada de ‘Força Total’, foi deflagrada em Sooretama nesta sexta-feira (25) para combater a criminalidade na região. A ação, que mobilizou mais de 50 policiais e contou com apoio aéreo, resultou na prisão de oito suspeitos e na apreensão de uma pistola calibre .380 com numeração raspada e munições. A ofensiva teve como foco o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas e homicídios.
As prisões ocorreram em diferentes pontos da cidade. No bairro Salvador, cinco homens foram detidos: A. C. D. S., 18 anos, F. M. D. S. S., 18, M. S. R. S., 19, F. J. P. S., 20, e K. P. D. S., 21. Outros dois suspeitos, R. N. P., 21, e W. C. D. N., 21, foram capturados no bairro Parque São Jorge. No distrito de Córrego Alegre, um homem identificado como R. D. N. D. S., de 23 anos, também foi preso pelas equipes policiais.
Durante as diligências no bairro Salvador, os policiais encontraram com o suspeito A. C. D. S., de 18 anos, uma pistola calibre .380 com a numeração suprimida, além de 40 munições do mesmo calibre. No local, também foram localizadas diversas embalagens comumente utilizadas para a venda de entorpecentes, reforçando as suspeitas de envolvimento do grupo com o tráfico na área conhecida como “Areal”.
Segundo o delegado Fabrício Lucindo, a operação é fruto de uma longa investigação e visa desarticular o tráfico de drogas local, que tem sido a principal causa do aumento de homicídios no município. A disputa entre gangues rivais pelo controle de pontos de venda de drogas tem gerado confrontos violentos e mortes, motivando uma atuação mais enérgica da Polícia Civil para reduzir os crimes letais e restabelecer a ordem na região.