Operação Estado Presente em Linhares resulta em nove detidos

As forças de Segurança do Estado deflagraram, nesta quarta-feira (21), a Operação Estado Presente em Linhares. Ao logo de todo o dia, equipes realizaram diligências, patrulhamentos, abordagens e cumprimentos de mandados de busca e apreensão, o que resultou em nove pessoas conduzidas à Delegacia, sendo cinco com mandados de prisão em aberto e os demais em situação flagrancial. Uma arma de fogo foi apreendida. 

A ação contou com 109 agentes de segurança, reunindo Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Prefeitura Municipal de Linhares.

As equipes realizaram incursões nos bairros Santa Cruz, Jocafé. Planalto, Nova Esperança, Aviso, Residencial Rio Doce, Araçá, Interlagos e Palmital. A Operação Estado Presente é realizada, periodicamente, em regiões distintas do Estado, com o objetivo de fortalecer o combate à criminalidade e promover maior segurança para a população, visando à prevenção de crimes e à prisão de infratores.

Na operação, também foram realizadas ações de trânsito. As equipes abordaram 80 carros e 56 motocicletas, aplicando 52 Autos de Infração de Trânsito. Nove veículos foram removidos ao pátio. No bairro Nova Esperança, uma equipe composta por policiais militares e policiais rodoviários federais visualizou uma motocicleta estacionada, com sinais que levantavam a suspeita de adulteração.

Quando se aproximaram, os policiais foram abordados por um homem de 22 anos, que se apresentou como proprietário. Ao avaliar os sinais identificadores, foi constatado que estavam adulterados. A moto foi recolhida e o dono foi conduzido à Delegacia, onde foi autuado por crime previsto no artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro (Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor).

Na manhã desta quinta-feira (22), uma reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno e as forças de segurança da Região Norte serviu para avaliar as ações de combate à criminalidade e nortear o planejamento para os próximos meses. O Norte do Estado encerrou 2024 com o menor número de homicídios dos últimos 23 anos e mantém a curva de redução em 2025. No primeiro quadrimestre deste ano, a região acumulou redução de 8,1% nos homicídios.

“Os números são positivos, mas este trabalho não começou agora. Desde 2019, o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, conduzido pelo governador Renato Casagrande, tem sido nosso instrumento de trabalho para balizar as estratégias e direcionar esforços. É assim que o Espírito Santo alcança importantes reduções nos índices criminais e a população vive de forma mais segura. Vamos prosseguir com este trabalho, pois nosso objetivo é tornar o Espírito Santo um lugar cada vez mais tranquilo”, afirmou Damasceno.