Operação conjunta apreende uma tonelada de camarão sete-barbas e combate pesca predatória em Aracruz

Na última segunda-feira (01), uma ação integrada entre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o IBAMA e o ICMBio resultou na apreensão de cerca de uma tonelada de camarão sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri) no litoral de Aracruz, área sob jurisdição do 5º BPM.

A fiscalização náutica foi realizada nas proximidades do Terminal Portuário de Portocel, em Barra do Riacho, com o objetivo de coibir a prática da pesca de arrasto motorizado — uma atividade ilegal e altamente predatória, que coloca em risco os ecossistemas marinhos e espécies costeiras.

Durante a operação, três embarcações foram vistoriadas — duas com registro no Espírito Santo e uma no Rio de Janeiro. Além do pescado, também foram apreendidas quatro redes de arrasto de fundo e oito portas de arrasto.

Todo o material recolhido foi encaminhado ao IBAMA. O camarão apreendido, por sua vez, foi destinado ao projeto social SESC Mesa Brasil, garantindo que o produto da pesca irregular beneficie famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ação reafirma o compromisso do BPMA e das instituições parceiras com a preservação da biodiversidade marinha e a promoção de práticas sustentáveis na atividade pesqueira no litoral capixaba