Observatório do Turismo realiza pesquisa durante a Festa da Cappitella em Nova Venécia

O município de Nova Venécia recebeu, no final de agosto, a tradicional Festa da Cappitella. O evento, criado em 2017, teve como marco a produção de mais de 1000 quilos de massa, em homenagem aos tradicionais cappelletti e tagliatelle.

Durante a festa, a Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, realizou a Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista durante a festa.

O levantamento aconteceu entre os dias 28 e 30 de agosto e, ao todo, 400 pessoas foram entrevistadas. O objetivo foi acompanhar tendências, avaliar o impacto das ações desenvolvidas e direcionar estratégias para o fortalecimento do turismo no Espírito Santo, fornecendo subsídios para o aprimoramento das políticas públicas do setor.

Origem dos Visitantes

Os dados da pesquisa revelaram que 88,8% do público presente era do próprio Espírito Santo.

Os municípios com maior representatividade foram: São Mateus com 25,35%, seguidos de São Gabriel da Palha, com 11,55% e, por fim, Vitória com 11,55%Apenas 10,7% dos visitantes vieram de outros estados e 0,5% eram de outros países. Entre os estados brasileiros com maior presença destacam-se: Bahia: 3,5% e Minas Gerais – 2,8%.

O evento reuniu visitantes de 37 municípios capixabas, sendo eles: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Montanha, Mucurici, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.