Nova Venécia monitora moradores na região onde ave com gripe aviária foi encontrada

A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de Saúde, monitora qualquer caso de síndrome gripal na região do Assentamento 13 de Maio, interior de Nova Venécia.

Segundo a secretaria, a ave contaminada com o vírus da gripe aviária (H5N1) foi encontrada nessa região. Como o fato ocorreu em uma área não litorânea, isso levou o Estado a ampliar as medidas de vigilância também para os municípios vizinhos, São Gabriel da Palha e Águia Branca.

As pessoas que tiveram contato com essa ave e seus parentes já estão sendo acompanhados pela equipes de saúde do município. Até o momento ninguém apresentou sintomas relacionados com a doença.

A secretaria irá manter a atenção e o cuidado que a gripe aviária requer. A secretaria ainda reforça a necessidade da população se vacinar contra a gripe comum (H1N1) e a Covid-19.

Caso Descartado

No último sábado (20), o Ministério da Saúde descartou o caso suspeito de gripe aviária (H5N1) em um funcionário do Parque Fazendinha, localizado em Vitória. A suspeita surgiu após a descoberta de uma ave doente nas instalações do parque.

De acordo com informações divulgadas em nota pelo ministério, apenas um dos 33 funcionários do Parque Fazendinha estava em observação como caso suspeito de gripe aviária, pois havia apresentado sintomas gripais ao longo da semana. O homem em questão tem 61 anos de idade.

Para confirmar ou descartar a suspeita, foram realizados testes laboratoriais, nos quais foram investigados diversos vírus, incluindo o da Influenza Aviária (H5N1).

As amostras foram enviadas para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A gripe aviária, causada pelo vírus H5N1, é uma doença respiratória altamente contagiosa que afeta principalmente aves, podendo se transmitir para os seres humanos em casos raros.

Os sintomas da doença em humanos podem variar de febre e tosse a problemas respiratórios graves, podendo levar à morte em casos extremos.