Nater Coop inicia projeto pioneiro no Estado para fornecer silagem aos cooperados

Objetivo é manter a produtividade leiteira também em períodos de estiagem

O Espírito Santo apresenta um grande gargalo na produção de leite em períodos de seca e, segundo levantamento realizado junto ao setor, a causa é a falta de volumoso (silagem) para suprir a alimentação das vacas.

Buscando reduzir esse impacto, a Nater Coop iniciou um projeto pioneiro no Espírito Santo para fornecer silagem de milho aos seus cooperados e suprir a necessidade do volumoso conservado para alimentação animal.

A primeira colheita será feita no dia 24 de abril, no município de Pinheiros. A expectativa é produzir anualmente 4 mil toneladas de silagem, que será fornecida aos cooperados a preço de custo.

“Os produtores atendidos serão os cooperados fornecedores de leite da Nater Coop e o pagamento será realizado com desconto em folha do pagamento, evitando que o cooperado tenha desembolso de dinheiro no ato da compra”, afirma o presidente da Nater Coop, Denilson Potratz.

A expectativa é de que a solução contribua para manter a produtividade leiteira dos rebanhos nos períodos de estiagem.

“Fizemos um levantamento inicial da quantidade de volumoso que os produtores necessitariam para suprir a necessidade para alimentação, tanto em quantidade quanto em qualidade. A partir disso, investimos em uma grande área de terra com relevo adequado no município de Pinheiros e maquinários específicos para plantio e colheita, entre eles uma automotriz, que virá de Minas Gerais, e uma envasadora – que prepara o alimento ensilado em bolas de aproximadamente 1 tonelada, facilitando o transporte e armazenagem do produtor – que virá do Paraná”, conta Juliana Piassi, coordenadora da Assistência Técnica da Nater Coop.

A estratégia de produzir silagem está embasada em dados coletados entre os cooperados da Nater Coop que fornecem leite e em trabalhos de pesquisa junto à cadeia leiteira do Estado.

O estudo mais recente sobre o tema foi realizado pelo Sebrae/ES e pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seag), comprovando que a deficiência na alimentação do gado, por conta da falta de volumoso, impacta a produtividade leiteira. Para os cooperados Nater Coop, entretanto, essa deficiência está perto do fim.

Sobre a Nater Coop

Com 58 anos de atuação, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Nater Coop) conta com 20 mil cooperados, mais de 1.100 colaboradores e se relaciona com cerca de 30 mil produtores rurais.

A instituição tem lojas de produtos agropecuários em mais de 30 municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, além de rede própria de atendimento que inclui supermercado e postos de revenda de combustível.

Também fazem parte da Nater Coop as marcas Veneza (alimentos), Rações Coope (Nutrição Animal), Liva (ovos) e Pronova (café).

A cooperativa, com sede em Santa Maria de Jetibá, é a maior do Espírito Santo na área do agronegócio (agricultura e pecuária) e já exporta para 11 países.