Moradores do Norte do ES são vítimas de golpe de investimento

Um homem de 37 anos, que se apresentava como especialista em investimentos, enganou moradores de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, ao aplicar um golpe prometendo altos lucros garantidos.

A investigação foi iniciada em abril, após oito vítimas denunciarem o caso à Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa).

De acordo com o delegado Fabiano Alves, titular da Defa, as vítimas relataram que o golpista afirmava ter trabalhado em uma grande corretora e que, ao sair para atuar de forma independente, teria recebido um fundo garantidor de R$ 5 bilhões, o que, segundo ele, cobriria qualquer perda que pudesse ocorrer.

O suspeito, identificado como Tiago de Souza Monteiro, também utilizava as redes sociais para reforçar sua imagem de investidor bem-sucedido.

“Ele compartilhava fotos de eventos da corretora, muitas vezes como palestrante ou destaque, e chegou até a participar de um podcast com mais de 500 mil inscritos. O alcance desse golpe foi imenso”, explicou o delegado.

A maior parte das vítimas residia em áreas próximas ao suspeito. “Por morar em um bairro de classe alta, ele acabou aplicando o golpe em vizinhos e conhecidos, que frequentavam os mesmos ambientes”, disse Alves.

A polícia alerta que qualquer pessoa que tenha sido vítima desse golpe deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou por meio da delegacia virtual.

“Caso alguém perceba que foi enganado, é fundamental procurar as autoridades o quanto antes”, concluiu o delegado.