Moradores denunciam mortes por envenenamento de cães e gatos no interior de Nova Venécia

Segundo delegado, pena por maus tratos a animais pode chegar até cinco anos

Moradores da localidade de Santana do Córrego Grande, interior de Nova Venécia, estão revoltados com atos de crueldade. Cães estão sendo mortos por envenenamento. Somente de uma mesma família, três cachorros foram encontrados sem vida, com sinais de envenenamento.

Não são apenas cachorros. Há também registros de outros animais mortos na região. Gatos morreram porque acabam comendo a isca infectada com veneno. Além disso, urubus também acabam se envenenando e morrendo ao se alimentar desses animais, o que configura crime ambiental.

Um morador do local, que perdeu três animais, foi à Delegacia de Nova Venécia e registrou um boletim de ocorrência. A filha do produtor é defensora dos animais. Ela cursa veterinária e lamenta tamanha crueldade.

“Quero deixar meu apelo e minha indignação. Somente na minha família foram três animais, sem falar aqui na nossa região. Esperamos chegar aos responsáveis por este crime e que eles paguem por isso. Não são apenas animais domésticos, mas também animais que vivem por aqui, nesses ambientes”, desabafa.

Ouça o depoimento da ouvinte

Não é a primeira vez que esse tipo de crime ocorre na localidade. Há pouco mais de um mês o fato foi noticiado pela Rede Nova Onda. Naquela ocasião, havia suspeita de que o crime poderia ter sido cometido por alguém com a intenção de praticar furtos e roubos em propriedades da região, o que não foi registrado posteriormente.

O delegado responsável pelo caso, William Dobrovosk, relata que deu início à investigação e fala sobre as penas que podem ser aplicadas a quem pratica crime de maus tratos contra animais. “Nós recebemos o boletim e a Polícia Civil vai começar a investigar para chegarmos aos responsáveis. Só afirmando que quem comete crimes de maus tratos contra animais pode pegar até cinco anos”, afirma Dobrovosk.

Ouça o áudio do Delegado William