O Ministério da Educação (MEC) assina nesta terça-feira (22) a portaria que autoriza o funcionamento do curso de Medicina no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus. A oficialização ocorrerá em uma solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, às 15h.
O evento contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é esperada. Anunciado em maio, o novo curso de graduação no Norte do Estado representa uma importante expansão do ensino superior na região.
Para viabilizar o curso, que oferecerá 60 vagas anuais, um novo prédio já está sendo construído no campus, com um investimento de R$ 30 milhões. Além disso, a Ufes planeja realizar um concurso público para a contratação de 60 professores e 30 servidores técnicos que atuarão na nova graduação.
Apesar de a conclusão do novo prédio estar prevista para o final de 2026, a universidade informou que, com a autorização, o curso poderá ter início já no começo de 2025. As aulas ocorreriam na estrutura já existente do campus até a transferência definitiva para o novo espaço.