Os jovens e adultos que desejam retomar os estudos e que não participaram da Chamada Escolar 2025 ainda podem garantir a sua vaga. A partir da próxima segunda-feira (21), basta procurar a escola onde gostaria de estudar e se matricular para uma das vagas ofertadas pelo Governo do Estado.
Para solicitar a oportunidade, o responsável e/ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverá dirigir-se presencialmente à secretaria da unidade pleiteada e apresentar os seguintes documentos: fotocópia da certidão de nascimento, ou de casamento, ou da Carteira de Identidade do estudante, acompanhada do documento original; fotocópia do comprovante de residência do estudante, por meio da fatura de energia elétrica, acompanhada do documento original; e fotocópia do laudo médico, para estudante público-alvo da Educação Especial.
Também são necessários a fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para todos os estudantes, sendo que, nas situações em que o estudante for menor de idade, será necessária a fotocópia do CPF do responsável; fotocópia, acompanhada do original da caderneta de vacinação ou da declaração de unidade de saúde pública, atestando a atualização do cartão de vacinação para os estudantes com idade inferior a 18 anos de idade.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a oferta não se limita à modalidade regular. O programa inclui ainda o Ensino Médio Integrado à Qualificação Profissional, conhecido como EJA Profissional, destinado a jovens e adultos acima de 18 anos que já concluíram o Ensino Fundamental. “Em apenas um ano e meio, os estudantes podem se formar no Ensino Médio ao mesmo tempo em que se qualificam para o mercado de trabalho”, pontuou.
São ofertados cursos, como Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Cuidador de Idosos, Agente de Combate à Endemias, entre outros.
EJA Profissional
Além da oferta para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) regular, o estudante pode solicitar uma vaga para os cursos de Ensino Médio Integrados à Qualificação Profissional (com duração de um ano e meio), que é destinada a estudantes acima de 18 anos e que já tenham concluído o Ensino Fundamental.
A oferta é com os seguintes cursos: Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Cuidador de Idosos, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agente de Combate à Endemias, Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores, Agente de Projetos Sociais, Auxiliar de Agroecologia, Assistente de Recursos Humanos.
EJA Semipresencial
Para aqueles que buscam flexibilidade, há também a oferta da modalidade EJA Semipresencial, disponível nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) e os Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), no tempo que o estudante dispõe, com orientação presencial e pela plataforma e provas presenciais.