Mandioca Gigante de 64kg é colhida em Vila Pavão

O agricultor Victor Pagung, de 56 anos, teve uma grande surpresa em sua propriedade em Vila Pavão. Uma mandioca gigante de 64 kg.

A mandioca, da espécie Arara, foi plantada há pouco tempo, para consumo da família, e recebeu somente água de chuva, mesmo assim ficou gigante. A agricultor acredita que outras plantas podem apresentar raízes gigantes.

A cultura principal da propriedade é o café conilon. O agricultor cultiva também mandioca, feijão, milho, abóbora e banana. Em 2012, ele conta que chegou a cortar um cacho de banana da terra que pesava 80 kg.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que mandioca de Vila Pavão pode ter superado a registrada na cidade de Bauru, em São Paulo, considerada a maior do Sudeste, que pesava 60 quilos.

O engenheiro agrônomo Rogério de Oliveira disse que a variedade cultivada pelo agricultor Vitor Pagung tende a produzir raízes grandes. Um dos pontos importantes que favoreceu o desenvolvimento da mandioca gigante foi a fertilidade do solo.

Fonte: A Tribuna