Mais Médicos: 80 profissionais chegam ao Espírito Santo para fortalecer saúde básica

Foto: Divulgação

O estado do Espírito Santo recebeu um reforço de 80 médicos para atuar na atenção primária à saúde. A iniciativa faz parte de uma nova etapa do programa Mais Médicos, do governo federal, que busca ampliar o atendimento em regiões de maior vulnerabilidade social e reduzir a carência de profissionais da saúde em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

A chegada dos profissionais formados no Brasil e com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ocorre desde o início de julho. Médicos brasileiros formados no exterior também integrarão o programa e passarão por um módulo de acolhimento e avaliação a partir de agosto, focando em urgências e doenças prevalentes nas regiões onde irão atuar.

O objetivo do programa é qualificar o atendimento e diminuir o tempo de espera dos pacientes, facilitando o acesso a tratamentos de média e alta complexidade. Segundo o Ministério da Saúde, a atuação integrada desses profissionais, utilizando o prontuário eletrônico, será fundamental para otimizar os fluxos de atendimento em toda a rede pública.

Em escala nacional, o Mais Médicos já garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros, com cerca de 24,7 mil profissionais em atividade. A meta do governo federal é expandir o programa para 28 mil médicos, cobrindo a maior parte dos municípios do país e priorizando localidades com menor proporção de médicos por habitante.