Depois de quase seis meses sem repasses, Linhares voltou a receber hoje, 14, doses da vacina pentavalente .

As 700 doses, referente a cota mensal do Município, começarão a ser distribuídas às unidades de saúde de Linhares a partir desta quarta-feira (15). 

As doses integram o lote de 18 mil vacinas recebidas pelo Governo do Estado do Espírito Santo para reedistribuição aos municípios.

A vacina é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses. A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.

O envio foi realizado em caráter emergencial, já que o imunobiológico passou por um período de indisponibilidade na rede desde o ano passado, devido a um desvio de qualidade identificado na sua produção.

Um novo lote importado foi agora liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após aprovação em testes de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde .

a quantidade recebida corresponde a aproximadamente a média mensal utilizada no Município.

Para colocar em dia a situação vacinal de todas as crianças que tenham ficado sem tomar a dose nos últimos meses

A criança – independentemente da idade – que não tomou uma ou mais doses previstas no calendário deve ser levada à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para poder colocar em dia sua carteira de vacinação.