A Câmara de Vereadores de Vila Valério, realizou ontem, (11/12) sua última sessão ordinária em 2019. Uma das matérias que foi votada na sessão de ontem e aprovada por unanimidade pelos vereadores é o Projeto de Lei 46/2019 que concede abono aos agentes de endemias do município. Aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei entra em vigor assim que o mesmo for sancionado pelo Prefeito da Cidade, Robson Partelli, garantindo aos trabalhadores um valor extra no salário no final do ano. Vale ressaltar que com a publicação da lei, todos os anos os trabalhadores terão o valor pago. Os recursos para o pagamento não sairão dos cofres do município, uma vez que essa verba vem através do Governo Federal exclusivamente para que seja realizado os trabalhos relativos a prevenção e combate às edemias da região.

Na visão do presidente da casa Flávio Caetano – PP, o ano foi produtivo e de muita organização, “Trabalhamos da melhor forma possível, deixamos as contas em dia e há um valor nos cofres da câmara que poderá se transformar em  abono para os funcionários do município.”

Esse valor ao qual o Flávio Caetano se refere é uma quantia que não foi gasta pela Câmara, do total que ela recebe do executivo, ou seja, uma espécie de economia que foi feita e que pode ser devolvido para a prefeitura do município. Se o valor for apenas repassado aos cofres da Prefeitura como devolução, ele pode ser aplicado onde o executivo achar conveniente, mas se esse valor voltar em forma de abono, o legislativo cria uma PL que obriga o executivo municipal a dividir o valor e depositar na conta dos servidores em forma de abono. Isso já aconteceu no ano passado quando foram devolvidos ao executivo R$ 400 mil. Para 2019 o valor ainda está sendo calculado pelo departamento financeiro da Câmara.

Para Adilson Geltner – PT, 1º Secretário da casa, o ano se encerra de forma honrosa para os Valerienses; “Chegamos ao fim de mais um ano e posso afirmar que foi um ano de muito trabalho, de debates onde o povo foi prioridade nessa casa e honramos a população do município.”

Vila Valério, atualmente, conta com nove vereadores e realiza suas sessões intercaladas de 15 em 15 dias, sempre às quartas feiras.