Estação chuvosa liga o alerta para o combate à dengue

Apesar disso, números da Dengue em Novembro vieram bons

As chuvas intensas que atingiram o Espírito Santo nas últimas semanas provocaram o aumento no alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

É na estação do Verão, com tempo úmido, chuvas e muito calor que o mosquito encontra as condições mais propícias para sua reprodução.

Apesar do alerta, o último boletim da Dengue trouxe bons números. A última semana de novembro foi a semana com o menor número de notificações de Dengue no ano.

E todos os municípios capixabas ficaram classificados como de baixa incidência da doença, com as exceções dos Municípios de Boa Esperança e de Aracruz que ficaram classificados como cidades de média incidência da doença. 

Para eliminar os focos do mosquito, a população precisa estar atenta aos recipientes que acumulam água, principalmente aqueles que ficam na parte externa das residências, como garrafas vazias, tampinhas, pratos de plantas, sacolas plásticas, entre outros. Além disso, é necessário manter os quintais bem varridos, escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais, bem como verificar se as caixas d’água estão limpas e vedadas.