Hospital Dr. Jayme Santos Neves realiza transplantes em 6 pessoas

O “sim” à doação de órgão de uma família de um paciente internado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foi responsável por ajudar seis pessoas da fila de espera por um órgão. No último sábado (17), a unidade realizou a captação de múltiplos órgãos: coração, fígado, rins e córneas.

“A captação de múltiplos órgãos é a manifestação da solidariedade e compaixão de uma família que, mesmo em meio à dor e à angústia da perda de um ente querido, decidiu pelo nobre gesto de salvar outras vidas”, disse a gerente do Centro Cirúrgico do Hospital Dr. Jayme, Patrícia Gomes.

O doador foi um paciente que sofreu uma queda e veio encaminhado ao Hospital Dr. Jayme pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Na Unidade, o paciente passou por exames laboratoriais e de imagem que diagnosticaram morte encefálica, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde para esse diagnóstico, incluindo a realização de exame complementar confirmatório (eletroencefalograma).

“Acolher a família enlutada é sempre muito difícil. Enquanto serviço de psicologia, precisamos ter empatia e entender o momento. Por outro lado, não temos tempo. Precisamos fazer a abordagem para a doação de órgãos. O ‘sim’ familiar é resultado de um trabalho de todos os profissionais, em todos os setores, desde a entrada do paciente até a comunicação do óbito”, completou a psicóloga do Hospital Dr. Jayme, Simone Eutrópio.

Após a decisão da família, a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) foi acionada e mobilizou as equipes para a captação dos órgãos.

As cirurgias tiveram início na noite do último sábado (17), no Centro Cirúrgico do Hospital Jayme Santos Neves, e contaram com a participação de um cirurgião cardíaco, uma cirurgiã geral, um cirurgião do aparelho digestivo, um médico residente e uma enfermeira do Centro de Transplantes do Hospital Meridional. A equipe do Hospital Jayme, com dois anestesistas, três técnicos de enfermagem e um enfermeiro, concluiu a retirada do coração, fígado e rins. Em seguida, a equipe do Banco de Olhos entrou em sala para fazer a retirada das córneas.

Nova captação

Na manhã dessa quinta-feira (22), o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realizou mais uma captação de órgãos. Apenas o fígado foi captado.

Dados

Até esta sexta-feira (23), a Central Estadual de Transplantes contabilizou 2.144 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.212 para rim, 916 para córnea, 13 para fígado e três à espera de um coração.