O Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), localizado em Barra de São Francisco, superou a meta de anual de cirurgias eletivas dentro do Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES), da Secretaria da Saúde (Sesa).
Com 4.098 cirurgias realizadas até o último 29 de agosto, a unidade passou as 3.962 estabelecidas para o ano de 2025.
Com uma média mensal de pouco mais de 500 cirurgias por mês, a unidade teve em fevereiro o período de maior produção, com registro de 671 procedimentos, segundo o relatório de produção mensal, da Gerência de Assistência Ambulatorial Especializada (GAAE), da Sesa.
Das mais de 4 mil cirurgias eletivas no hospital Dr. Alceu Melgaço, as mulheres representam 55,9% dos atendimentos.
O diretor-geral do hospital, Vinicius Pimenta, lembrou do avanço no número de cirurgias eletivas realizadas ao longo dos anos. Quando chegou à unidade, ainda em 2021, na direção administrativa, a meta era alcançar 770.
“A gente vem numa crescente grade de cirurgias eletivas, e ainda com aumento de especialidades”, destacou.
Para alcançar as metas estabelecidas dentro do plano OperaES, o hospital tem mobilizado a equipe de aproximadamente 580 servidores, entre contratados e terceirizados.
São 111 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 25 de clínica médica, 21 de ortopedia, 11 de pediatria, 17 de clínica cirúrgica, 9 de obstetrícia e mais 12 no pronto-socorro, entre outros.
De acordo com o diretor-geral, a próxima missão da unidade é ultrapassar a marca de 5.000 cirurgias eletivas para este ano. Cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas, pois não são consideradas de urgência.
As especialidades com maiores procedimentos são as de cirurgias geral, ortopédica, ginecológica, urológica e oftalmológica, além de procedimentos clínicos.
No Espírito Santo, a meta para 2025 do OperaES é alcançar 130 mil cirurgias. Em agosto, o Estado já havia realizado 100 mil procedimentos nos 35 hospitais, entre rede própria e contratualizada.