Homem é condenado a mais de 34 anos de prisão por homicídio em São Gabriel da Palha

Keslley Eduardo Correia da Silva foi condenado nesta quarta-feira (21) a 34 anos, um mês e 15 dias de prisão pelo Tribunal do Júri de São Gabriel da Palha. Ele foi considerado culpado pela morte de Vagner Barbieri Barbosa, 34 anos, ocorrida em 10 de abril de 2021, no Córrego Sete, zona rural do município.

De acordo com o Ministério Público do Estado (MPES), o crime contou com a participação de uma adolescente de 13 anos à época, namorada de Keslley e sobrinha da vítima. A jovem confessou envolvimento durante as investigações e chegou a ser apreendida. Segundo o delegado Rafael Caliman, que atuou no caso, o crime teria sido motivado por ciúmes, já que Vagner tentava controlar as amizades da sobrinha, monitorando inclusive conversas no celular dela.

A sentença destaca que Keslley agiu com “culpabilidade exacerbada”, pois a vítima foi executada após ser colocada de joelhos ou sentada, recebendo três tiros na cabeça. O juiz também levou em conta o impacto emocional causado na família de Vagner, que precisou mudar de residência após o crime. Além do homicídio, o réu foi condenado por tráfico de drogas e associação ao tráfico, com penas somadas de mais de 10 anos.

Durante o julgamento, a defesa de Keslley negou a autoria do homicídio e tentou aplicar a tese do homicídio privilegiado, que reduziria a pena. Também negou envolvimento nos crimes de tráfico e associação. No entanto, o juiz considerou os antecedentes criminais do réu como agravantes para a decisão final.