Habemus Papam | Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV

Em uma tarde histórica para a Igreja Católica, os cardeais reunidos em Conclave elegeram, na tarde desta quinta-feira (8), como novo Sucessor de Pedro e 267º Papa da história.

O anúncio foi feito oficialmente às 18h07 (hora do Vaticano), quando a fumaça branca começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, gerando uma onda de emoção entre os fiéis reunidos na Praça São Pedro e na Via da Conciliação.

Instantes depois, o som dos sinos da Basílica de São Pedro ecoou pelo Vaticano, confirmando à multidão que “Habemus Papam” — temos um Papa.

Após aceitar a eleição canônica, o novo Pontífice seguiu para a chamada “Sala das Lágrimas”, onde foi assistido pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, para vestir uma das três vestes papais preparadas previamente.

Em seguida, dirigiu-se à Sacada Central da Basílica, de onde seu nome foi anunciado ao mundo pelo protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, na tradicional fórmula em latim do Habemus Papam .

A eleição ocorreu no dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia, data marcada por profunda devoção mariana.

Curiosamente, assim como João Paulo I (1978) e Bento XVI (2005), o novo Papa também foi eleito no quarto escrutínio do Conclave.

O Novo Papa

Robert Francis Prevost, uma figura que se destaca por sua experiência internacional e proximidade com o papa Francisco. Nascido nos Estados Unidos, Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80.

Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.