Pelo menos 13 empresas já manifestaram interesse em se instalar ou operar em áreas portuárias em desenvolvimento no Espírito Santo.
Os empreendimentos estão concentrados no Porto Central, em Presidente Kennedy, e em áreas ligadas ao Porto da Imetame e à retroárea do Parklog/ES, em Aracruz.
Presidente Kennedy – Porto Central
No Porto Central, dois grandes projetos se destacam:
- Estaleiro da M.A.R.S. Europe A/S: voltado para descomissionamento e reciclagem de navios.
- UTE Sudeste: uma nova usina termelétrica.
Além disso, a Praxys, consultoria especializada em negócios e transações financeiras, firmou um memorando de entendimento para operar o terminal de contêineres do porto, classificado pela empresa como “um dos maiores da América Latina”.
Aracruz – Porto da Imetame e Parklog/ES
A Prefeitura de Aracruz estima que pelo menos oito novos empreendimentos sejam instalados dentro ou nas proximidades da região portuária. Entre os destaques:
- Condomínios industriais e logísticos: dois projetos estão em estudo para obtenção de licenciamento ambiental.
- Excim (Grupo Focus Têxtil): está finalizando a terraplanagem para iniciar a construção de uma nova planta industrial. A escolha da cidade se deu pela proximidade com o Porto da Imetame. A empresa pretende importar matéria-prima e, futuramente, pode ampliar para exportações.
- Três galpões industriais (de uma mesma empresa): serão construídos às margens da BR-101, próximos ao distrito de Guaraná. Um será voltado à montagem de kits de energia solar, outro à fabricação de tecidos, e o terceiro, ainda em definição, poderá abrigar um centro de distribuição.
Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – Aracruz
Na área da ZPE, dois projetos já foram aprovados:
- Imetame Pedras Naturais: focado na exportação de rochas ornamentais.
- Biomasstruts: atuante no setor de bioenergia.
Segundo a administradora da ZPE, empresas de outros setores – como agronegócio e automotivo – também têm demonstrado interesse em desenvolver projetos na região.